

O evento celebrou iniciativas que fortalecem o combate ao racismo e a valorização da identidade afro-brasileira por meio da educação | Foto: divulgação
06 de novembro de 2025 — Em comemoração aos 25 anos de atuação, o Grupo de Valorização Negra do Cariri (GRUNEC) participou da solenidade de entrega do Selo Petronilha Beatriz, um reconhecimento concedido a 20 Secretarias Municipais de Educação que desenvolveram ações voltadas à promoção das relações étnico-raciais nas escolas. O evento celebrou iniciativas que fortalecem o combate ao racismo e a valorização da identidade afro-brasileira por meio da educação.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Entre os municípios contemplados, Araripe (CE), na Região do Cariri, foi premiado pelas ações desenvolvidas na Escola Quilombola Santa Verônica, localizada na comunidade de Arrudas. O GRUNEC, parceiro nas atividades educativas pautadas pela Lei 10.639/03, parabenizou o município e a comunidade escolar pela conquista, reforçando seu compromisso com a Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) e com a Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ).
A cerimônia contou com a presença da presidente do GRUNEC, Janayna Leite Silva, além de representantes dos núcleos EducaErê, com Ana Paula Santos e Natalha Grande; do Projeto Oliveiras, representado por Carlos Dias; e do Terreiro das Pretas, com os cofundadores Luciano Carvalho, Verônica Carvalho e Valéria Carvalho.
Ao longo de seus 25 anos, o GRUNEC tem atuado na defesa dos direitos da população negra, na formação de educadores e na promoção de políticas públicas de igualdade racial em todo o Cariri, sendo uma das organizações mais importantes no fortalecimento da luta antirracista no interior do Ceará.
Leia também | Maratona de Vagas do CIEE oferece mais de 11 mil oportunidades em todo o Brasil
Tags: GRUNEC, Grupo de Valorização Negra do Cariri, Selo Petronilha Beatriz, Araripe, Escola Quilombola Santa Verônica, comunidade de Arrudas, relações étnico-raciais, Lei 10.639/03, educação quilombola, ERER, PNEERQ, igualdade racial, diversidade cultural, antirracismo, educação antirracista, valorização da cultura afro-brasileira, educação pública, políticas de equidade, Janayna Leite Silva, EducaErê, Projeto Oliveiras, Terreiro das Pretas, Cariri, Ceará, movimento negro, premiação educacional, valorização étnico-racial, história afro-brasileira, ensino da cultura africana