

Janela quebrada protegida por uma placa de madeira no Museu do Louvre | Foto: REUTERS/Benoit Tessier
30 de outubro de 2025 — As joias furtadas do Museu do Louvre ainda não foram recuperadas, informou nesta quarta-feira (29) a promotora de Paris, Laure Beccuau. A investigação segue em andamento, e até o momento não há indícios de envolvimento de funcionários do museu no crime que chocou o mundo há menos de duas semanas.
O furto, ocorrido na manhã de 19 de outubro, expôs vulnerabilidades na segurança do museu mais visitado do planeta. Quatro ladrões encapuzados invadiram o Louvre utilizando um guindaste para quebrar uma janela no andar superior, de onde levaram oito joias avaliadas em cerca de US$ 102 milhões. A fuga foi realizada em motocicletas, em plena luz do dia, sem disparos de armas de fogo.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
De acordo com o Ministério Público francês, dois homens na faixa dos 30 anos, ambos com antecedentes criminais, foram presos no último sábado (25). Um deles foi detido enquanto tentava embarcar em um voo para a Argélia. Em depoimento, os suspeitos teriam admitido “parcial envolvimento” no roubo, mas se recusaram a revelar o paradeiro das joias.
A promotora Beccuau afirmou em coletiva que ainda há esperanças de que as peças possam ser localizadas:
“Quero continuar esperançosa de que as joias serão encontradas e poderão ser trazidas de volta ao Louvre e, mais amplamente, à nação”, declarou.
O roubo durou entre seis e sete minutos. Câmeras internas não conseguiram registrar os invasores a tempo de impedir a ação. Segundo a emissora RTL, as falhas de segurança levaram a direção do Louvre a transferir parte das joias restantes para o Banco da França, sob forte escolta policial e em operação sigilosa.
O episódio é considerado um dos maiores furtos da história recente da França e provocou repercussão mundial, levantando questionamentos sobre a segurança de acervos culturais de alto valor.
Leia também | João Fonseca luta até o fim, mas é eliminado por Khachanov no Masters 1000 de Paris
Tags: Louvre, joias da coroa francesa, roubo no Louvre, furto, Paris, segurança de museus, crime internacional, investigação policial, patrimônio cultural, arte europeia, joias roubadas, polícia francesa, Karen Beccuau, museu francês, França, assalto milionário, segurança pública, roubo de arte, patrimônio histórico, investigação internacional