

Flamengo empata com o Racing e confirma presença na final da Libertadores | Foto: Reuters/Rodrigo Valle
30 de outubro de 2025 — O Flamengo mostrou mais uma vez o porquê de ser um dos gigantes do futebol sul-americano. Mesmo com um jogador a menos em campo, o Rubro-Negro empatou sem gols com o Racing, da Argentina, na noite desta quarta-feira (29), no estádio El Cilindro, em Avellaneda, e garantiu vaga na final da Copa Libertadores da América.
A classificação foi confirmada graças à vitória por 1 a 0 no jogo de ida, disputado no Maracanã, no Rio de Janeiro. Agora, o time comandado por Filipe Luís aguarda o vencedor da outra semifinal, entre Palmeiras e LDU, que venceu a primeira partida por 3 a 0. A decisão da Libertadores está marcada para o dia 29 de novembro, em Lima, no Peru.
Essa será a quinta final de Libertadores do Flamengo, que já levantou o troféu em 1981, 2019 e 2022, além de ter sido vice-campeão em 2021.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
O primeiro tempo foi marcado por chances claras para os dois lados e grandes defesas dos goleiros. O argentino Rossi, do Flamengo, apareceu primeiro, aos 11 minutos, ao defender uma cabeçada perigosa de Conechny. Pouco depois, Cambeses, do Racing, também brilhou ao evitar o gol de Varela, após jogada iniciada por Arrascaeta.
Aos 33 minutos, Arrascaeta voltou a se destacar com uma jogada individual, driblando dois marcadores antes de chutar forte, mas Cambeses defendeu novamente — desta vez com o rosto. O Racing tentou pressionar com bolas aéreas no fim do primeiro tempo, mas a defesa rubro-negra manteve o empate.
No segundo tempo, o jogo mudou completamente após a expulsão do equatoriano Plata, aos 10 minutos, por revidar uma provocação de Rojo. Com um homem a menos, Filipe Luís reforçou a defesa e apostou em Bruno Henrique como único atacante.
A partir daí, o Flamengo passou a ser pressionado, mas contou com uma atuação impecável do goleiro Rossi, que garantiu o empate e a classificação. As defesas mais importantes aconteceram em uma cabeçada de Adrián Martínez, aos 24 minutos, e em um chute à queima-roupa de Vietto, já nos acréscimos.
Com o resultado, o Rubro-Negro se mantém firme em busca do seu quarto título da Libertadores, reafirmando sua força e tradição no continente.
Leia também | Romeu Aldigueri articula com bancada federal mudanças em MP que ameaça setor de energia solar no Ceará
Tags: Flamengo, Libertadores 2025, Racing, semifinal Libertadores, futebol sul-americano, Rossi, Filipe Luís, Arrascaeta, Bruno Henrique, Copa Libertadores, Maracanã, El Cilindro, Avellaneda, LDU, Palmeiras, Lima, final da Libertadores, futebol brasileiro, esportes, Flamengo final Libertadores