

Infraero estende funcionamento para normalizar operações | Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
30 de setembro de 2025 – O Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, voltou a operar normalmente após a liberação da pista às 17h25 desta terça-feira (30), informou a Infraero. Desde o início da manhã, pousos e decolagens estavam suspensos por conta de um vazamento de óleo hidráulico, que provocou o cancelamento de dezenas de voos.
Para reduzir os impactos aos passageiros, a Infraero anunciou que o aeroporto funcionará em horário estendido excepcionalmente nesta terça-feira. Normalmente, o Santos Dumont opera das 6h às 23h.
Segundo balanço da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), divulgado após a reabertura, 161 voos foram impactados e cerca de 16 mil passageiros tiveram alterações em seus deslocamentos. As companhias aéreas prestaram assistência aos clientes afetados, conforme as normas do setor.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
De acordo com a Infraero, o problema foi causado pelo motor de um caminhão desemborrachador, utilizado em serviços de manutenção preventiva da pista. O equipamento não transportava combustível, e o óleo derramado era do próprio motor do veículo.
Assim que identificado o vazamento, o veículo foi retirado e a limpeza da pista começou imediatamente, com uso de desengraxante biodegradável e água sob jatos de alta pressão de carros de combate a incêndio.
A Infraero ressaltou que o processo foi conduzido com rigor para garantir os níveis adequados de atrito da pista, fundamentais para a segurança das aeronaves. A retomada dos voos só foi autorizada após a completa remoção do produto e a suspensão do Notam (aviso aos aeronavegantes) emitido às companhias aéreas.
Leia também | TRE-RJ vai transferir seções eleitorais de áreas controladas pelo crime organizado
Tags: Aeroporto Santos Dumont, Infraero, aviação, voos cancelados, passageiros, Rio de Janeiro, Abear, segurança aérea, óleo hidráulico, manutenção de pista, transporte aéreo