

Agosto registra queda, mas acumulado mantém alta | Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
23 de setembro de 2025 — A arrecadação federal no Brasil somou R$ 208,7 bilhões em agosto, uma redução de 1,5% em relação a agosto de 2024, segundo dados divulgados nesta terça-feira (23) pela Receita Federal.
Apesar da queda pontual, o resultado acumulado de janeiro a agosto de 2025 alcançou R$ 1,888 trilhão, representando um crescimento de 3,73% em comparação ao mesmo período de 2024. O relatório destacou que este é o melhor desempenho arrecadatório desde o ano 2000 para o período.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
De acordo com a Receita, a redução mensal foi impactada por mudanças legislativas na cobrança do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF-Capital), bem como pelas isenções tributárias concedidas após as enchentes no Rio Grande do Sul, em abril e maio de 2024.
O documento ressalta que, se desconsiderados os pagamentos atípicos, haveria um crescimento real de 4,99% no acumulado do ano e de 0,23% somente em agosto.
O mês de agosto registrou ainda perdas significativas na arrecadação de alguns tributos:
Apesar dessas quedas, o desempenho geral do ano continua positivo, reforçando a tendência de crescimento da arrecadação federal.
Leia também | Copom mantém Selic em 15% e prevê juros altos por período prolongado
Tags: arrecadação federal, Receita Federal, economia Brasil, impostos federais, IRPJ, CSLL, Cofins, PIS Pasep, arrecadação agosto, desempenho arrecadatório