

Lula e Alckmin participam de cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília | Foto: Reuters/Adriano Machado
11 de agosto de 2025 — O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne nesta segunda-feira (11) com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, para acertar os últimos detalhes do plano de contingência que visa minimizar os efeitos do tarifaço imposto pelos Estados Unidos. A sobretaxa de 50%, anunciada pelo presidente americano Donald Trump, atinge produtos brasileiros e já preocupa setores estratégicos da economia.
Segundo fontes do Planalto, o pacote deve incluir linhas de crédito para empresas afetadas, adiamento de tributos federais por até dois meses e compras públicas de produtos perecíveis, como peixes, frutas e mel, que estão com estoques parados desde a medida norte-americana.
A expectativa é que as medidas sejam anunciadas ainda nesta segunda-feira. A reunião, marcada para as 17h no Palácio do Planalto, também deve contar com a presença do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e outros integrantes do governo.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
De acordo com Alckmin, setores como café, carne e especialmente a indústria de máquinas estão no centro das preocupações. Enquanto commodities podem encontrar novos mercados, produtos industriais enfrentam maior dificuldade de recolocação.
“Estamos preparando um programa bem amplo para preservar empregos e fortalecer a atividade econômica”, disse o vice-presidente no último sábado (9), ao adiantar que o anúncio oficial sairia em até 48 horas.
A sobretaxa, em vigor desde 6 de agosto, impacta cerca de 36% das exportações do Brasil para os Estados Unidos, equivalentes a US$ 14,5 bilhões em 2024. Apesar do impacto generalizado, quase 700 produtos entraram na lista de exceções, incluindo suco de laranja e aeronaves, que continuam com taxação reduzida de 10% — tarifa anunciada por Trump ainda em abril.
Leia também | Fantástica Fábrica do Saber promove evento imersivo para transformar a educação no Brasil
Tags: tarifaço EUA, Lula, Alckmin, Donald Trump, tarifas de importação, exportações brasileiras, comércio exterior, economia brasileira, plano de contingência, indústria de máquinas, café, carne, produtos perecíveis, Palácio do Planalto, Fernando Haddad