

Ceará registra foco de gripe aviária em propriedade rural de Quixeramobim | Foto: Celso Tavares/ G1
20 de julho de 2025 — O Ceará confirmou o primeiro foco de gripe aviária (H5N1) em aves domésticas de uma propriedade de criação de subsistência no município de Quixeramobim, na região do Sertão Central. A confirmação foi feita pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), após resultado laboratorial divulgado na última quinta-feira (17).
A amostra foi coletada no dia 8 de julho e enviada ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA), em Campinas (SP). Com a confirmação, a Adagri iniciou imediatamente as ações previstas no Plano Nacional de Contingência de Influenza Aviária, com a interdição da propriedade e a eutanásia das aves, seguindo os protocolos de saneamento estabelecidos pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
Além disso, está sendo realizada uma investigação complementar em um raio de 10 quilômetros da área afetada, com o objetivo de identificar possíveis ligações com outras propriedades da região.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
A Adagri tranquilizou a população quanto ao consumo de produtos avícolas:
“O consumo de carne de aves e ovos armazenados em casa ou em pontos de venda é seguro, já que a doença não é transmitida por meio do consumo”, informou o órgão.
O estado já havia investigado anteriormente um caso suspeito de gripe aviária em Salitre, também em criação de subsistência, mas o resultado foi descartado.
A Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (H5N1) é uma variação grave do vírus Influenza que afeta majoritariamente aves. O vírus pode causar síndrome respiratória e neurológica, e é classificado entre os subtipos de baixa (LPAI) e alta patogenicidade (HPAI).
Desde que o vírus foi detectado no Brasil, em maio de 2023, o país já investigou cerca de 3 mil casos suspeitos em aves. O primeiro foco confirmado em uma granja comercial ocorreu apenas em maio de 2025, no estado do Rio Grande do Sul.
Leia também | Brasil inaugura maior biofábrica do mundo para combate à dengue, zika e chikungunya
Tags: gripe aviária, Ceará, Quixeramobim, H5N1, Adagri, aves domésticas, surto de gripe aviária, influenza aviária, saúde animal, agricultura, Mapa