

O projeto prevê a instalação de 8.250 m² de grama Bermuda Celebration, a mesma usada na Arena Castelão | Foto: Rodrigo Carvalho/PMF
O Estádio Presidente Vargas (PV) completou 80 anos, nesta terça-feira (14/9). A mais tradicional praça esportiva do Ceará e segunda maior da Capital, que já foi palco importante de muitas histórias esportivas, também foi cenário de eventos religiosos, apresentações musicais e, mais recentemente, recebeu um hospital de campanha para atender a população da capital na fase mais aguda da pandemia de covid-19, em Fortaleza.
Em reforma desde julho deste ano, o aniversariante deve voltar a receber jogos no primeiro semestre de 2022. Hoje, o prefeito de Fortaleza, José Sarto, foi ver de perto o andamento das obras, na companhia do secretário da Infraestrutura do Município, Samuel Dias, e do titular da Secretaria do Esporte e Lazer, Ozires Pontes.
Durante a visita, o prefeito Sarto, enalteceu a relevância do equipamento: “Já são 80 anos de PV. O estádio está em obras, 30% dos serviços já foram executados e, no ano que vem, a gente entrega à comunidade desportiva e ao público cearense essa praça, que tem muitas histórias pra contar sobre o futebol e sobre a vida do povo fortalezense. No início do ano que vem, estará pronto para voltar a receber jogos”, afirmou.
Segundo o último balanço da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), já estão concluídos os serviços de demolição do piso provisório em concreto do hospital de campanha, a remoção do antigo gramado e escavação. As obras seguem agora com a instalação do novo sistema de drenagem, que vai permitir o correto escoamento da água. Somente após esses serviços será instalada a nova irrigação e a aplicação de uma base de areia tratada para receber o novo gramado.
O projeto prevê a revitalização de todo o campo com a instalação de 8.250 m² de grama Bermuda Celebration, a mesma usada na Arena Castelão, com qualidade superior à do antigo gramado do PV, que utilizava um mix de gramas, gerando desnível no campo.
A revitalização do espaço recebe um investimento de R$ 2 milhões e terá duração de seis meses. A requalificação do campo possibilitará o retorno dos treinos e competições oficiais do futebol.
Leia também | Pelé tem alta da UTI e segue em recuperação no Hospital Albert Einstein, em São Paulo