

Brasil evita posicionamento sobre mandado do TPI | Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República
25 de junho de 2025 – O presidente da Rússia, Vladimir Putin, não participará presencialmente da cúpula do Brics, que será realizada na próxima semana no Rio de Janeiro. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (25) por Yuri Ushakov, assessor de política externa do Kremlin.
Segundo Ushakov, a ausência de Putin está relacionada à falta de uma posição clara por parte do governo brasileiro sobre o mandado de prisão expedido pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) contra o líder russo, acusado de crimes de guerra durante a invasão da Ucrânia.
Em 2023, o TPI emitiu uma ordem de prisão internacional contra Putin. O Brasil, como signatário do tribunal, tem obrigação legal de cumprir a ordem, mas, na prática, a execução depende de decisões políticas.
“Nesse contexto, o governo brasileiro não conseguiu se posicionar de forma clara, que permitisse a participação do nosso presidente na reunião”, declarou Ushakov.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Putin deve participar da cúpula por videoconferência. Presencialmente, a Rússia será representada pelo ministro das Relações Exteriores, Sergei Lavrov.
O Kremlin enfatizou que não reconhece a legitimidade do mandado, já que a Rússia não é membro do TPI. Mesmo assim, entrar em um país signatário, como o Brasil, colocaria Putin sob risco jurídico.
Em 2023, Putin também se ausentou da cúpula do Brics na África do Sul, país igualmente vinculado ao TPI. No entanto, ele visitou a Mongólia, outro signatário, após receber garantias de que não seria detido. Moscou destacou que o Brasil não deu garantias semelhantes.
A imprensa chinesa aponta que o presidente da China, Xi Jinping, também deve participar da cúpula remotamente, aumentando o peso simbólico das ausências de dois líderes do grupo.
A cúpula do Brics deste ano busca reforçar laços econômicos e geopolíticos entre Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, em um cenário global de crescentes tensões diplomáticas e rivalidades estratégicas.
Leia também | Cibersegurança é destaque na 10ª edição do ILECE&TRENDS Experience em Fortaleza
Tags: Vladimir Putin, Brics 2025, cúpula do Brics, Tribunal Penal Internacional, TPI, Rússia, crimes de guerra, Ucrânia, mandado de prisão, política externa, Rio de Janeiro, videoconferência, Sergei Lavrov, Xi Jinping