

Roberto Cláudio e Capitão Wagner participaram de café da manhã da Oposição na Alece junto com outras lideranças políticas aliadas | Foto: Thiago Gadelha/SVM
03 de junho de 2025 — O ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, anunciou nesta terça-feira (3) sua filiação ao União Brasil, durante um café da manhã promovido pela oposição na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece). Ao lado do presidente estadual do partido, Capitão Wagner, Roberto Cláudio selou a mudança de sigla dias após confirmar sua desfiliação do PDT, ocorrida na última quinta-feira (29).
Segundo o ex-prefeito, a decisão é resultado da formação de um bloco político alternativo ao grupo governista liderado pelo Partido dos Trabalhadores (PT). “Essa decisão de filiação é consequência de uma unidade que foi criada neste grupo aqui, de compreensão que é preciso salvar o Ceará do PT”, afirmou, em discurso repleto de críticas ao governador Elmano de Freitas (PT).
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Roberto Cláudio criticou o que chamou de inchamento da máquina pública e a ineficiência dos serviços básicos. “Só quem está se dando bem nesses tempos de PT são os petistas e aliados políticos mais influentes. O governo está quebrado, incapaz de oferecer mais consultas, exames, cirurgias, educação e geração de renda”, declarou.
O ex-prefeito é apontado como um dos nomes fortes da oposição ao Governo do Ceará para as eleições de 2026. Poucas horas após anunciar a saída do PDT, ele se reuniu com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante evento do partido em Fortaleza, o que fortaleceu os rumores sobre uma aliança com o PL.
Presente no evento, o deputado federal André Fernandes (PL) classificou o encontro como “uma paquera que se inicia” e relembrou que Roberto Cláudio foi um dos primeiros a declarar apoio à oposição no segundo turno das eleições municipais de 2024, vencidas por Evandro Leitão (PT).
A saída de Roberto Cláudio do PDT foi oficializada por meio de uma carta aberta, publicada nas redes sociais. No texto, o ex-prefeito classificou a decisão como “difícil”, mas necessária diante das “graves e complexas circunstâncias locais da política cearense”.
Ele também destacou que seu objetivo é ajudar a construir um projeto alternativo que represente esperança, prosperidade e renovação para o Ceará.
A filiação de Roberto Cláudio pode desencadear um efeito dominó no PDT. Dos quatro deputados estaduais da legenda, Queiroz Filho e Cláudio Pinho devem seguir para o União Brasil, enquanto Lucinildo Frota e Antônio Henrique tendem a migrar para o PL. No entanto, essas mudanças devem ocorrer apenas durante a janela partidária de 2026.
Leia também | PEC Nordeste 2025 começa nesta quinta-feira em Fortaleza com entrada gratuita