

Largada do GP de Mônaco da F1 | Foto: Stephanie Lecocq/Reuters
25 de maio de 2025 — Lando Norris brilhou neste domingo e garantiu sua primeira vitória no icônico GP de Mônaco de Fórmula 1, ao superar uma estratégia ousada de Max Verstappen, que postergou seu segundo pit stop até o fim da prova, perdendo a liderança. Charles Leclerc, da Ferrari, e Oscar Piastri, companheiro de Norris na McLaren, completaram o pódio. O brasileiro Gabriel Bortoleto terminou a corrida em 14º lugar, após enfrentar problemas de estratégia e uma batida ainda no início da prova.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Mesmo sem liderar boa parte da corrida, Norris manteve constância e fez seus dois pit stops nos momentos certos. Já Verstappen, que chegou a assumir a ponta após a parada de Leclerc, arriscou ao manter os pneus médios por mais de 37 voltas. A decisão custou caro: ao fazer o segundo pit stop, o holandês caiu para a quarta posição.
O brasileiro Gabriel Bortoleto largou em 16º, mas se envolveu em um incidente logo no início, ao dividir curva com Andrea Kimi Antonelli e bater na barreira na curva Portier. A batida comprometeu sua estratégia. Mesmo após duas trocas de pneus, a Sauber não conseguiu encontrar ritmo ideal para o piloto, que terminou fora da zona de pontuação.
A corrida foi marcada por momentos de tensão: bandeiras amarelas interromperam as primeiras voltas após incidentes com Pierre Gasly e Yuki Tsunoda. O francês da Alpine chegou a ter a roda destruída após um toque, causando mais um safety car virtual.
Mais tarde, George Russell, da Mercedes, foi punido com um drive through por não devolver posição após cortar caminho, o que movimentou a disputa pelas últimas posições que davam pontos, principalmente com os carros da Williams.
Leia também | Brasileiros em Roland Garros 2025: saiba quem são os representantes do país no Grand Slam francês