

Consulta pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS, site ou telefone 135. Cerca de 9 milhões de beneficiários estão sendo notificados | Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
14 de maio 2025 — A partir desta quarta-feira (14), aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem solicitar a devolução de valores descontados indevidamente em seus benefícios nos últimos anos. O pedido pode ser feito diretamente pelo aplicativo Meu INSS, pelo site meu.inss.gov.br, ou pelo telefone 135.
Segundo o INSS, cerca de 9 milhões de segurados começaram a ser notificados nesta terça-feira (13) sobre descontos realizados por entidades e associações. Caso o aposentado ou pensionista identifique cobranças não autorizadas, poderá requerer a devolução pelo próprio aplicativo, sem a necessidade de atendimento presencial imediato.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Para saber a qual entidade está vinculado o desconto, o segurado deve acessar o serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas” no aplicativo Meu INSS. O app está disponível gratuitamente para sistemas Android e iOS.
Após baixar o aplicativo, é necessário criar uma conta utilizando CPF, login e senha. O mesmo cadastro serve para acessar outros serviços públicos, já que está vinculado ao sistema Gov.br. Também é possível se cadastrar usando internet banking, acessando a opção “Entrar com seu banco”.
Com a conta ativa, o beneficiário deve clicar no ícone do sininho no topo do app, ir em “Configurar Notificações” e permitir o envio de alertas.
O governo federal estuda ampliar o atendimento presencial por meio da rede de 8,5 mil agências dos Correios, facilitando o acesso para quem não utiliza meios digitais.
O INSS informou que, devido ao alto volume de acessos, o aplicativo pode apresentar instabilidades. A Dataprev, responsável pela infraestrutura tecnológica, está monitorando o sistema para garantir o funcionamento.
O INSS alerta que as notificações serão feitas exclusivamente por meio do aplicativo Meu INSS. Não haverá ligações ou mensagens de SMS com esse tipo de comunicação. Caso o beneficiário receba mensagens suspeitas, deve desconsiderá-las e buscar os canais oficiais do órgão.
Quem tiver dúvidas pode entrar em contato pelo telefone 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. Os melhores horários para atendimento são após as 16h e aos sábados.
Leia também | Brasil anuncia vacina 100% nacional contra a dengue com dose única e produção em larga escala