

Higienização das mãos pode reduzir em até 40% o risco de infecções, segundo OMS | Foto: reprodução
No dia 5 de maio, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reforça a importância da higienização das mãos por meio da campanha “Salve Vidas: Higienize Suas Mãos”. A ação global visa conscientizar profissionais de saúde sobre como esse simples hábito é fundamental na prevenção de infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS).
A OMS alerta que lavar as mãos corretamente pode reduzir em até 40% a transmissão de doenças como gripe, diarreia e conjuntivite, além de evitar infecções hospitalares graves, muitas vezes fatais.
Segundo Cláudia Vidal, infectologista e diretora de Educação e Formação Profissional, os impactos são ainda maiores em países de baixa e média renda (PBMR), onde as taxas de infecção hospitalar podem ser até 20 vezes maiores que em países desenvolvidos.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
As Infecções de Corrente Sanguínea (ICS) são apontadas como as mais letais entre as IRAS. No Brasil, mais de 34 mil casos foram registrados em UTIs em 2023, segundo a Anvisa.
Outro grave problema é a resistência antimicrobiana, causada principalmente pelo uso indiscriminado de antibióticos. A OMS estima que, sem intervenções urgentes, até 2050 o mundo poderá registrar 10 milhões de mortes anuais por infecções resistentes a medicamentos.
A solução está na prevenção. Programas de Controle de Infecções (PCI) e o uso racional de antibióticos são estratégias comprovadas para salvar vidas e reduzir custos com internações prolongadas. A previsão é de que essas medidas possam evitar até 821 mil mortes por ano globalmente.
Leia também | Há 100 anos, Albert Einstein chegava ao Brasil em visita científica