

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
A Receita Federal libera, nesta segunda-feira (31), o pagamento do lote de restituição da malha fina de março. O valor total chega a R$ 253,88 milhões, beneficiando 120.039 contribuintes que regularizaram suas pendências com o Fisco.
Desse montante, R$ 168,86 milhões serão destinados a contribuintes com prioridade no reembolso. Entre eles, 75.790 informaram a chave Pix do tipo CPF na declaração do Imposto de Renda ou utilizaram a declaração pré-preenchida, fator que desde 2023 garante prioridade no pagamento.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Além disso, 16.215 contribuintes entre 60 e 79 anos receberão suas restituições, seguidos por 4.013 profissionais do magistério, 3.163 idosos acima de 80 anos e 2.405 pessoas com deficiência física, mental ou moléstia grave. Outros 18.453 contribuintes que não se enquadram nos critérios de prioridade também serão contemplados.
A consulta ao lote está disponível desde o dia 24 no site da Receita Federal. Para verificar se a restituição foi liberada, basta acessar a aba “Meu Imposto de Renda” e selecionar a opção “Consultar a Restituição”. O procedimento também pode ser feito pelo aplicativo da Receita Federal.
Os pagamentos serão realizados na conta bancária informada na declaração ou via chave Pix do tipo CPF. Caso o valor não seja creditado por algum motivo, como conta desativada, ele ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil. O contribuinte pode solicitar o crédito em outra conta pelo Portal BB ou pela Central de Relacionamento do banco.
Se a restituição não for resgatada dentro de um ano, o contribuinte deverá requerer o valor no Portal e-CAC, acessando a opção “Solicitar Restituição Não Resgatada na Rede Bancária” dentro do menu “Meu Imposto de Renda”.
Leia também | Manifestantes realizam atos pelo país contra anistia aos envolvidos no 8 de Janeiro