

Foto: divulgação
As inscrições para a segunda edição do projeto “Libras, Câmera, Ação!” seguem abertas até o dia 31 de março. A iniciativa gratuita visa capacitar jovens surdos e ensurdecidos para o mercado audiovisual, proporcionando acesso técnico e prático à produção de conteúdos.
Com uma carga horária de 100 horas presenciais, o curso oferece formação em roteiro, direção, produção, fotografia e edição, contando com intérpretes de Libras e o uso de equipamentos e softwares profissionais. Além disso, os 10 selecionados terão a oportunidade de desenvolver uma WebSérie inédita com cinco episódios, criada e finalizada integralmente por eles.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Enquanto a maior parte das produções audiovisuais se limita a incluir legendas ou janelas de Libras, o “Libras, Câmera, Ação!” coloca a comunidade surda no centro do processo criativo. Os participantes atuam em todas as etapas do desenvolvimento, da concepção do roteiro à edição final, promovendo maior inclusão e autonomia no setor.

Além da formação principal, o projeto também oferece três workshops acessíveis em Libras, com duração de três horas cada, abordando temas como:
A iniciativa é realizada pela Mabeni Produções, com apoio da Casa de Vovó Dedé e do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (SECULT), com recursos da Lei Paulo Gustavo.
As inscrições vão até 31 de março e podem ser feitas pelo Instagram oficial do projeto (@librascameraacao), incluindo a opção de envio de vídeo como parte do processo seletivo. As aulas começam no dia 7 de abril, na Casa de Vovó Dedé, localizada na Barra do Ceará, em Fortaleza.
Leia também | Estudo científico permite que pacientes paralisados voltem a andar com implante de chips no cérebro e medula espinhal