

Ex-presidente da República, Jair Bolsonaro | Foto: reprodução
A partir das 9h30 desta terça-feira (25/03), cinco ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidirão se o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete acusados se tornarão réus por crimes como tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e organização criminosa. O julgamento, que pode se estender até quarta-feira (26/03), será transmitido ao vivo pela TV Justiça e pelos canais oficiais do STF no YouTube.
A denúncia, apresentada em fevereiro pela Procuradoria-Geral da República (PGR), aponta Bolsonaro como líder de um suposto plano para desestabilizar as instituições após sua derrota nas eleições de 2022. Além dele, figuram no chamado “núcleo crucial”:
As penas para os crimes imputados variam de 3 a 10 anos de prisão, com possibilidade de agravantes caso haja condenação.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
O relator do caso, Alexandre de Moraes, apresentará seu voto após a sustentação oral do procurador-geral Paulo Gonet (30 minutos) e das defesas (15 minutos cada). A sequência será:
As defesas já sinalizaram contestações, como:
Se a denúncia for aceita, Bolsonaro e os demais se tornarão réus, mas não significa prisão imediata. A exceção é Braga Netto, já preso preventivamente desde dezembro por supostamente atrapalhar as investigações. O processo seguirá com coleta de provas, interrogatórios e alegações finais antes de uma eventual condenação.
A denúncia acusa Bolsonaro de articular um golpe desde 2021, incluindo:
O STF já marcou a análise dos outros núcleos denunciados:
Enquanto isso, Bolsonaro, inelegível até 2030 por decisão do TSE, enfrenta o que pode ser o processo mais grave de sua carreira política.
Leia também | Lula é recebido pelo Imperador do Japão em visita de Estado