Autoridades e instituições se solidarizaram com o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), após o incêndio que ocorreu na madrugada desta segunda-feira (06/09) e atingiu as instalações de parte da sede do Judiciário cearense. A presidente do TJCE, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, recebeu, no início da tarde, ligação do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Ministro Luiz Fux, que lamentou o ocorrido e manifestou apoio.
“O ministro Luiz Fux (foto) foi muito sensível a esse lamentável acontecimento e me disse que poderia contar com toda sua assistência. Também colocou-se à disposição para acompanhar a apuração do fato. Outros tribunais mostraram-se solidários e recebi mensagens de várias instituições. Assegurei ao Ministro Fux que o Poder Judiciário cearense continua trabalhando de forma remota. Importante trabalharmos agora na reconstrução das áreas afetadas em parte do prédio do Tribunal”, agradeceu a chefe do Judiciário cearense.
Órgãos do Sistema de Justiça do Estado, como o Ministério Público (MPCE), Defensoria Pública e a Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Ceará (OAB-CE) também manifestaram solidariedade, parceria e apoio por meio das redes sociais oficiais, assim como a Associação Cearense de Magistrados e Magistradas (ACM), Associação dos Procuradores e Procuradoras (APEGE); Advogados e Advogadas (AACE) e Defensores e Defensoras (ADPEC) do Ceará.
Ainda emitiram mensagens solidárias, o Sindicato dos Oficiais de Justiça (Sindojus), o Tribunal de Defesa de Prerrogativas e Valorização da Advocacia (TDF), a Procuradoria-Geral do Município de Juazeiro do Norte, a Associação Nova Advocacia e o Cartório de Jericoacoara.
O incêndio que atingiu o prédio do TJCE foi controlado pela equipe do Corpo de Bombeiros. Não há processos físicos no local atingido. Em virtude de investimentos em tecnologia na Justiça cearense, praticamente 100% dos processos estão digitalizados e preservados. De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Ronaldo Araújo, o projeto de incêndio do Tribunal estava aprovado e dois policiais que faziam a segurança do prédio ficaram levemente feridos, com pequenas escoriações.
O prédio do TJCE, no no bairro Cambeba, foi interditado pela Defesa Civil de Fortaleza. Os danos causados na infraestrutura do prédio causado pelo incêndio são grandes. Duas colunas de sustentação, na entrada da garagem do prédio, racharam e colocam a estrutura em risco iminente de desabamento, como mostra o vídeo abaixo enviado por um leitor do Portal Terra da Luz.
O incêndio começou no almoxarifado, no primeiro andar e atingiram até o terceiro andar da sede do TJCEPeritos estiveram no local para investigar o que provocou o fogo e, inclusive, tentar descobrir se o incêndio foi criminoso ou não.
Sessenta bombeiros foram acionados para o combate às chamas. Cinco caminhões Auto Bombas Tanques e Salvamento, três guarnições de busca e salvamento, duas ambulâncias de atendimento pré-hospitalar, um caminhão pipa e a escada mecânica Magirus M42L-AS, com cinco lances de escada, foram usados no trabalho.
O governador Camilo Santana disponibilizou o Centro de Eventos do Ceará para acomodar temporariamente o funcionamento do Tribunal, caso seja necessário. “Vamos aguardar a perícia fazer a avaliação. Me coloquei à disposição para que a gente possa recuperar [o prédio] o mais rápido possível”, afirmou.
Leia também | Obras de urbanização do Projeto Beira-Rio atingem 40% de execução