Produtores de camarão do Ceará realizam, neste sábado, 17 de agosto, uma grande manifestação contra a entrada de camarão importado no mercado brasileiro. O evento será realizado em Limoeiro do Norte, no ginásio José Nilson Osterne, a partir das 8 horas. A expectativa é reunir mais de 800 produtores de todo o Estado.
De acordo com o presidente da Associação de Produtores de Camarão do Ceará (APCC), Luiz Paulo Sampaio, a manifestação tem o objetivo de pressionar o Ministério da Agricultura a acatar o pleito do setor produtivo de suspender a importação de camarão de países que comprovadamente possuem doenças que não estão presentes no Brasil. “Isso pode impactar de forma devastadora a nossa cadeia produtiva. O exemplo do que aconteceu na Ásia é suficiente para justificar essa suspensão”, diz Sampaio.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
“É uma manifestação em favor dos criadores de camarão do Brasil e a Federação está ao lado dos carcinicultores cearenses”, diz Amílcar Silveira, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec). O Ceará é o maior produtor de camarão do Brasil e cerca de 80% do setor é composto por micro e pequenos produtores.
Estarão presentes na manifestação Amílcar Silveira, Luiz Paulo Sampaio, Cristiano Maia, presidente da Associação Nacional da Cadeia Produtiva do Camarão (Camarão BR), lideranças regionais, dentre outros representantes do setor.
O evento conta com o apoio da Faec, APCC, Camarão BR e Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC).
Data: 17 de agosto.
Hora: 8 horas.
Local: Limoeiro do Norte, Ginásio José Nilson Osterne
Leia também| Fiocruz Ceará oferece dia de serviços gratuitos e atividades interativas para a comunidade