

A Av. Domingos Olímpio foi a primeira via de Fortaleza a receber o parapé | Foto: Rodrigo Carvalho/PMF
A Prefeitura de Fortaleza iniciou a implantação de 20 parapés por toda a cidade. Os elementos inovadores servem como suportes de pé e mão para o ciclista se apoiar ao parar em um semáforo. Com a instalação, a capital cearense passa a ser a primeira do Brasil a disponibilizar esse tipo de equipamento aos usuários de bicicleta. A iniciativa é realizada por meio da Parceria por Cidades Saudáveis, apoiada pela Bloomberg Philanthropies, pela Organização Mundial de Saúde e pela Vital Strategies.
Realidade em grandes centros urbanos como Copenhagen, Chicago, Montreal, Moscou e Nova York, a medida é mais uma ação para incentivar o modal cicloviário que já conta com 391,5 km de ciclofaixas e ciclovias distribuídos em diversos bairros, além de 191 estações do Bicicletar.
A escolha dos locais a receberem os papapés considerou determinados critérios como a existência de ciclovia ou ciclofaixa, fluxo de ciclistas, atendimento de todas as regiões da cidade, largura das ciclofaixas e disponibilidade de espaço na calçada ou canteiro para viabilizar a instalação dos equipamentos.
Entre as vias escolhidas, as Avenidas Domingos Olímpio, Godofredo Maciel, José Bastos, Coronel Carvalho, Antônio Sales, Oliveira Paiva e as Ruas Benjamim Brasil e Oscar Araripe serão as primeiras contempladas com a intervenção.
Os recursos financeiros para a instalação de parapés estão sendo viabilizados dentro da Parceria Por Cidades Saudáveis, apoiada pela Bloomberg Philanthropies em colaboração com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Vital Strategies.
Por meio de intervenções comprovadas e de alto impacto, as 70 cidades da rede estão trabalhando para reduzir as doenças não transmissíveis – doenças cardíacas, diabetes, doenças pulmonares crônicas e câncer – e lesões em suas comunidades.
Desde 2017, a cidade de Fortaleza conta com o apoio da Parceria para a implantação de projetos com foco em segurança viária e mobilidade ativa.
Leia também | Fortaleza sobe sete posições no Ranking Connected Smart Cities e está hoje em 22º lugar