Em alusão ao Dia Mundial do Design Gráfico, comemorado no dia 27 de abril, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da secretaria municipal da Juventude e da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), iniciou, nessa terça-feira (23/04), a 1ª Semana do Design do Juventude Digital (JD), no Cuca Jangurussu. A programação é gratuita e inclui oficinas, rodas de conversa e visitas técnicas, abordando mercado, oportunidades e construção de carreira na área.
As oficinas abordam sobre design gráfico, design de interface e como usar o aplicativo LinkedIn, plataforma responsável pela divulgação de vagas de trabalho. Com prioridade para jovens de 15 a 29 anos e residentes em Fortaleza, as formações possuem certificação para os participantes. Pensando na inclusão desses conteúdos, também haverá uma oficina de Pixel Arte, em parceria com a Associação Fortaleza Azul, para jovens autistas. O evento contempla a Casa de Cultura Digital e os JD_Labs localizados nos Cucas Mondubim, Barra do Ceará e Jangurussu.
De acordo com Gabriela Carvalho, coordenadora de empregabilidade do JD, o momento serve para que muitos jovens interessados na área de design possam ter um acesso mais íntimo ao tema e ao mercado de trabalho. A coordenadora destacou que a semana tem como principal objetivo introduzir os estudantes às demandas do mercado e as dinâmicas da área. “A expectativa é de que a gente tenha um grande número de jovens interessados em conhecer mais sobre a área de design, sobre tecnologia e conhecer o Juventude Digital, que oferece diversas oportunidades para que esse jovem consiga entender e entrar no mercado de trabalho”, contou.
Dentro da programação, um dos destaques da semana é a oficina sobre o uso do LinkedIn, plataforma digital responsável por divulgar vagas de emprego em diversos setores. O aplicativo se tornou um dos meios mais comuns de divulgação de emprego e muitas empresas usam o aplicativo para recrutar novos funcionários e oferecer diversas oportunidades. Para Gabriela, o conhecimento sobre uso estratégico do LinkedIn é essencial e a oficina será um meio facilitador nesse processo. “O LinkedIn é uma porta de entrada pro mercado de trabalho e processos seletivos. Grandes empresas selecionam pessoas para trabalhar através do LinkedIn, então é de grande importância que esse jovem saiba aplicar em processos seletivos”, finalizou.
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A abertura também contou uma mesa de conversa com o tema “Vida de Design: vamos falar sobre processos criativos” com Allyson dos Reis, cofundador e diretor de criação da Abracadabra. Para Allyson, a semana é de suma importância para os jovens que pensam em ser designers e querem entender a relação do profissional com o mundo. “Como designer no mercado há 23 anos, é sempre muito enriquecedor conversar com jovens para trocar experiências. Com o tempo que eu tenho de carreira, é importante passar adiante os aprendizados. Ser designer é uma profissão apaixonante, temos a oportunidade de transformar a vida de muita gente através do que fazemos”, compartilhou.
Na ocasião, Rokssane Freire, aluna assídua do JD, participou da mesa debatedora e contou sobre suas vivências na profissão. Aluna do JD desde 2021, a designer passou por diversos cursos e ministrou algumas aulas durante o percurso como bolsista. De acordo com ela, as oficinas são importantes para estimular “as mentes pensantes e criativas que existem na periferia mas não possuem oportunidades”. “Está sendo bem interessante ver um foco no design, que é uma das áreas de destaque da tecnologia e pra mim é bem animador ver esse tema sendo abordado pelo Juventude Digital”, disse.
Desde que começou a transicionar de carreira, Lucas Fontenele viu no JD a oportunidade de ingressar em cursos importantes e garantir a experiência necessária para ser destaque no mercado de trabalho. O estudante fez parte do grupo de bolsistas do JD e coleciona diversas experiências e histórias que o acompanham nessa trajetória. “Desde que eu comecei a passar por uma transição de carreira, eu estava tentando descobrir o que eu precisava para me encontrar. Então, conheci essa política pública por meio das redes sociais, me inscrevi em um dos cursos de tecnologia de design de jogos e aí fui me inscrevendo em mais cursos que iam sendo ofertadas e o JD realmente abraça a juventude que está inserida no mercado da tecnologia mas que não tem tanta oportunidade”, afirmou. “Quando eu passei na seleção para bolsista no JD na prática, eu atuei como designer no projeto que criamos para o software do aplicativo do programa Re-ciclo, que também é da Prefeitura e desde então eu tenho me inserido no mercado e estudando cada vez mais”, acrescentou.
O Juventude Digital, programa da Prefeitura de Fortaleza que qualifica jovens para o mercado da tecnologia, foi lançado em outubro de 2021 como uma política pública permanente da cidade. É coordenado pela Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), em parceria com outras secretarias, como a da Juventude e a da Educação. O JD capacitou 30 mil jovens, realizou 191 cursos, 77 oficinas e alcançou 43 mil pessoas em 166 eventos.
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