

Além do cuidado em reunir toda a documentação necessária, é preciso que o contribuinte fique em alerta em relação ao que deve ser declarado. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
O período de entrega da declaração do Imposto de Renda 2024 tem início em 15 de março e termina em 31 de maio. A partir de 15 de março, o programa gerador da declaração, referente ao ano-base 2023, estará disponível para download em smartphones com sistemas operacionais Android e iOS por meio das lojas de aplicativo de cada sistema. Já o programa para ser baixado em computador estará disponível no site da Receita Federal.
Por se tratar de uma transação online, além do cuidado em reunir toda a documentação necessária, é preciso que o contribuinte fique em alerta em relação ao que deve ser declarado. Os contribuintes devem tomar precauções para proteger seus dados pessoais e financeiros, minimizando o risco de fraudes e golpes.
Josué Fama, Data Protection Officer (Responsável pela Proteção de Dados) do Instituto Atlântico, fornece orientações fundamentais para a realização da declaração do imposto de renda com segurança:
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Fama adverte sobre os riscos de usar computadores de uso público. “O risco de vazamentos de dados durante a utilização de computadores públicos é alto, pois eles são acessíveis a todos, o que facilita a instalação de programas maliciosos, como malware e keyloggers, que podem capturar informações confidenciais. Além disso, os usuários não têm controle sobre a segurança dessas máquinas, o que possibilita que outras pessoas instalem softwares nocivos.”, enfatiza.
A Receita Federal continua oferecendo acesso às informações pré-preenchidas em 2024, simplificando o processo de preenchimento e verificação das informações contidas na declaração, evitando erros no momento do preenchimento. Essas informações incluem rendimentos, deduções, bens, direitos, dívidas e ônus reais, que são importadas da declaração do ano anterior, do carnê-leão e das declarações de terceiros, como fontes pagadoras, imobiliárias ou serviços médicos.
O Instituto Atlântico é uma Instituição de Ciência e Tecnologia, sem fins lucrativos, desenvolvido para fornecer soluções científicas e tecnológicas. Com 22 anos de atuação, o Atlântico aplica práticas ágeis desde 2008, sendo pioneira e líder no Nordeste neste quesito. Em 2012, foi a 1ª ICT do Nordeste a conquistar o Prêmio FINEP de Inovação. Em 2019, foi considerado, pelo International Telecommunication Union, uma das 10 melhores práticas para construções de ecossistemas de inovação do mundo. Atualmente, possui cerca de 600 colaboradores, com índice de satisfação do colaborador em 86%, trust index 95 e índice de satisfação do cliente 77%.
Leia também| Saneamento básico, dengue e covid-19: a importância do tratamento adequado de água e esgoto para a população