Fortaleza será uma das 10 cidades do Brasil a receber intervenções urbanas para celebrar o Mês da Primeira Infância. Nesta sexta-feira (27/08), serão realizadas projeções destacando a importância de políticas públicas que priorizem gestantes, bebês, crianças e cuidadores, no Centro Cultural Belchior, às 19h. A iniciativa é uma parceria entre a Rede Urban95 e a Prefeitura de Fortaleza.
O presidente da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), Luiz Alberto Sabóia, destaca que, pela primeira vez no Brasil, 10 cidades irão realizar o movimento coletivo. “Vai ser uma ação simbólica que serve como chamamento para que a sociedade discuta e evolua nessa pauta porque isso é fundamental para o futuro das cidades. Fortaleza tem tido protagonismo nessa rede com uma série de ações como os Micro Parques Urbanos, o sistema de bicicletas compartilhadas para crianças e intervenções lúdicas na cidade. Fortaleza foi a primeira a ter um plano específico sobre a primeira infância, mas temos muitos desafios e podemos avançar muito mais”, afirma.
A Prefeitura de Fortaleza tem o Plano Municipal pela Primeira Infância que, por meio da lei 10.221/2014, busca garantir a proteção integral, a promoção e a defesa das crianças de 0 a 6 anos. “Fomos a primeira capital a concretizar um plano assim. Temos uma comissão de implementação do plano, instituída com a finalidade de acompanhar e monitorar as ações propostas, e também temos um grupo técnico de trabalho. Ações como a projeção da Urban95 são fundamentais para que todos consigam compreender a visão da criança e, assim, ressaltar a importância de cuidarmos delas”, destaca Iraguassú Filho, presidente da Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci). A Funci é responsável pelo monitoramento das políticas voltadas para a primeira infância, além de promover e executar políticas públicas de defesa e proteção integral de crianças e adolescentes.
As 10 cidades envolvidas nesta iniciativa fazem parte da Rede Urban95 Brasil, que hoje reúne 24 municípios brasileiros. O objetivo da rede é promover, desenvolver e fortalecer programas e políticas públicas voltadas ao bem-estar e qualidade de vida das crianças de 0 a 6 anos. As projeções já foram realizadas em Brasília (DF), Campinas (SP) Jundiaí (SP), Caruaru (PE) e Aracaju (SE). Até o dia 31, passarão por Crato (CE), Niterói (RJ), Pelotas (RS) e Brasiléia (AC).
O projeto liderado pela fundação holandesa Bernard van Leer apoia os municípios na elaboração de diagnósticos locais sobre a experiência e o acesso do público infantil e seus cuidadores aos espaços urbanos, disponibilizando dados para embasar a construção de políticas públicas mais assertivas para a primeira infância e alinhadas a outras agendas estratégicas locais.
Leia também | Estudantes e escola do Ceará são premiados no Concurso Arte com Energia 2021