A Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), no Ceará, lança nesta quinta-feira (25/08), às 19h, o site SERPOVOS – Saúde, Cuidado e Ecologia de Saberes. Por meio da plataforma, comunidades, organizações e trabalhadores da Estratégia Saúde da Família poderão cadastrar experiências inovadoras em Saúde desenvolvidas nos territórios de atuação. A plataforma também vai reunir conteúdos de referência sobre saúde das populações rurais.
Na legislação, o Brasil conta com a Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo, Floresta e Águas desde 2011, no SUS. A constatação da Fiocruz, no entanto, é de que, na prática, o acesso à saúde no Brasil é especialmente desafiador para populações rurais e ainda há muito trabalho a fazer para que o SUS, por meio da Estratégia Saúde da Família (ESF), chegue efetivamente a esses povos e consiga atuar compreendendo os fatores sociais e ambientais que se relacionam diretamente com a saúde dessa população.
Nessa perspectiva, os pesquisadores da Fiocruz Ceará deram vida à iniciativa SERPOVOS – Saúde, Cuidado e Ecologia de Saberes. Uma pesquisa-ação para conhecer, sistematizar e difundir experiências inovadoras de cuidado à saúde que estão sendo desenvolvidas nos territórios. Com esse intuito, a iniciativa congrega comunidades, entidades, movimentos populares, trabalhadores do SUS e pesquisadores de diversas instituições.
O lançamento site SERPOVOS será nesta quinta-feira (26/08) em transmissão ao vivo pelo canal do SERPOVOS no Youtube. Além de reunir conteúdos de referência sobre saúde das populações rurais, será por meio do site que comunidades, organizações e trabalhadores da ESF poderão cadastrar as experiências que desenvolvem. O grupo de pesquisa vai analisar cada uma delas e identificar aspectos de inovação na garantia do acesso à saúde aos povos do campo, floresta e águas no Ceará. O objetivo central é aprender com as experiências e fazer com que elas sejam conhecidas pelo SUS e pela sociedade.
Vanira Matos Pessoa, coordenadora geral da pesquisa-ação e pesquisadora em saúde pública da Fiocruz Ceará, defende que a iniciativa contribuirá para destacar ações de referência na Atenção Básica à Saúde e fortalecer a Política Nacional de Saúde Integral desses povos: “A perspectiva é construir um plano coletivo com os sujeitos dessas experiências para disponibilizar aos gestores públicos e influenciar na política”.
Os temas que mobilizam a pesquisa-ação serão debatidos durante a live de lançamento do site, que contará com representantes da articulação e convidados.
As ações do SERPOVOS fazem parte do projeto Estratégia Saúde da Família: diálogos, saberes e práticas inovadoras e emancipatórias em respostas às necessidades sociais em saúde nos territórios do campo, da floresta e das águas no Ceará/Brasil, coordenado pela Fiocruz Ceará. Junto com 19 projetos, o SERPOVOS compõe a Rede PMA APS – Atenção Primária à Saúde, dos Programas de Políticas Públicas e Modelos de Atenção e Gestão à Saúde da Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas, da Fundação Oswaldo Cruz. Além da Rede PMA, a iniciativa tem apoio do IdeiaSUS e do Inova Fiocruz.
Leia também | Felipe Adjafre lança DVD neste sábado (28/08)
Lançamento do site SERPOVOS
Data: 26 de agosto de 2021
Horário: 19h
Transmissão: canal do SERPOVOS no Youtube