O presidente da Ematerce, Inácio Mariano da Costa, acompanhado de diretores da empresa e de uma comitiva de bolsistas do Programa Agente Rural, acompanhou, na última terça-feira (14), a sessão da Assembleia Legislativa que marcou a aprovação, por unanimidade, da mensagem governamental responsável por prorrogar os contratos de 205 técnicos de nível medio e superior empenhados na execução de uma política pública estadual de assistência técnica e extensão rural (Ater).
O PL 111/23 autoriza a prorrogação dos contratos de agentes rurais vinculados ao Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA). O projeto prevê a prorrogação por 12 meses das bolsas dos agentes rurais do programa.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Inácio Mariano agradeceu ao legislativo pelo êxito da aprovação da matéria, em especial, ao governador Elmano de Freitas, pela iniciativa, e ao empenho de parlamentares como De Assis Diniz, Missias Dias e Larissa Gaspar. Para o presidente, a prorrogação do programa se reveste de grande relevância no incentivo à capacitação profissional dos agentes e no desenvolvimento da produtividade na agricultura familiar do Estado.
Iniciativa de referência para o País, o Programa Agente Rural foi criado pela Lei Nº 15.170, de 18 de junho de 2012. É executado pela Ematerce, com o objetivo de ampliar a abrangência da Ater pública aos agricultores, melhorando os índices de produtividade da agricultura familiar e gerando ocupação e renda.
Uma peça-chave no apoio à comunidade rural e ao desenvolvimento do campo, o programa leva técnicos de nível médio e superior para apoio aos agricultores. Os selecionados recebem Bolsas de Transferência Tecnológica para atuarem como técnico agropecuário (nível médio) e nas áreas de Engenharia Agronômica, Engenharia de Pesca, Tecnologia de Irrigação, Tecnologia em Alimentos, Medicina Veterinária e Zootecnia (nível superior).
Leia também| Manassés retorna a Fortaleza para show sexta, 17/11, no CCBNB, às 20h, com entrada franca