A Avenida José Bastos, um dos principais corredores de tráfego da capital, passará a ter limite de velocidade de 50 km/h. A implantação da mudança começa nesta terça-feira (24/08) e contará com o suporte operacional dos agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC). Placas de 50 km/h serão instaladas no trecho compreendido entre a Rua Gomes Brasil e Av. Domingos Olímpio, por onde trafegam cerca de 47 mil veículos diariamente.
A exemplo do que ocorre com outras vias, será dado um período educativo de seis meses para que os condutores se adaptem à mudança. Estão programados também comandos de educação para promover uma maior conscientização acerca da medida.
A avenida recebeu obras de requalificação e urbanização. Agora começa a renovação de sinalização, que garantirá uma nova infraestrutura cicloviária e a renovação da faixa exclusiva para ônibus.
De 2015 a 2020, foram registrados 607 acidentes, sendo 232 com vítimas e 29 atropelamentos. Neste período, 11 pessoas morreram. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a velocidade excessiva é o fator de risco que mais causa acidentes, responsável por uma em cada três mortes por sinistros em todo o mundo.
Conforme a OMS, a velocidade elevada provoca um efeito de afunilamento no campo visual do condutor, prejudicando a percepção de pedestres e outros obstáculos nas ruas. Sem conseguir uma clara imagem do que está ao seu redor, o motorista eleva as chances de um atropelamento ou acidentes em geral.
As obras de requalificação da Av. José Bastos, no trecho entre as avenidas Senador Fernandes Távora e Domingos Olímpio, foram concluídas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf) e Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP).
Toda a via foi contemplada com 5,4 km de infraestrutura cicloviária, sendo a maior parte de ciclovia bidirecional e alguns trechos de ciclofaixas. Os espaços exclusivos para circulação de bicicletas receberão nova sinalização. A infraestrutura cicloviária traz segurança e conforto para os ciclistas que trafegam na Av. José Bastos, importante corredor de transporte da cidade. Contempla 10 bairros diferentes e chega até o Centro através de conexão com as ciclofaixas já existentes nas avenidas Tristão Gonçalves e Imperador.
O projeto inclui ainda a readequação do canteiro central e sistema de drenagem, além do redesenho na sinalização da via, incluindo a renovação da sinalização da faixa exclusiva de ônibus.
Leia também | Prefeitura requer novo levantamento de ambulantes do comércio da rua José Avelino