

Em sua caminhada Edvaldo fez muitos parceiros. Entre eles, Paulo Leminski, Arnaldo Antunes, Tom Zé, Itamar Assumpção, Akira Yamasaki, Osnofa | Foto: divulgação
O Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB) traz a Fortaleza o cantor, compositor e violonista Edvaldo Santana (SP) no show especial “Eu Quero é Mais Humanidade”, neste domingo (27/08), ao meio-dia, pelo projeto “Batendo na Porta”. A entrada é franca, assim como em toda a programação do centro cultural. O show contará com intervenções artísticas de Jaderson Nobre e acontece em palco montado na rua General Bizerril, 237, Centro, Fortaleza.
Em sua caminhada Edvaldo fez muitos parceiros. Entre eles, Paulo Leminski, Arnaldo Antunes, Tom Zé, Itamar Assumpção, Akira Yamasaki, Osnofa. Durante o espetáculo, ele conta a história dessas parcerias, desses encontros estéticos, dessas amizades construídas através da arte, apresentando ao público as canções fruto dessa história.
Dando continuidade à difusão de sua obra, nessa fase de pós-quarentena, Edvaldo Santana está apresentando um show mais intimista, de voz e violão, acompanhado pelo percussionista João Bani, em que o artista paulistano da periferia revela os momentos e as peculiaridades da criação de suas canções, cantando e contando as histórias de seus mais de 40 anos de estrada.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
O repertório do espetáculo é baseado em canções representativas de sua trajetória artística e também em músicas dos seus mais recentes singles, produzidas na pandemia, disponíveis nas plataformas digitais; “Vuelo Iluminado”, “O Meu Tio”, “Irmãos Ciganos”, e “Eu quero é mais humanidade”, que dá título ao espetáculo. Acompanhado de seu violão mestiço, em que as levadas latinas se fundem com o blues, o samba, o choro e o coco, sua voz “on the rocks”, segundo o mestre Haroldo de Campos, marca presença apresentando letras que falam do cotidiano, das dificuldades sociais, dos momentos difíceis durante o confinamento, mas também de paz e esperança.
Canções como “Dom”, homenagem ao grande jogador Sócrates, e “Gelo no joelho” trazem ao show a paixão do brasileiro pelo futebol e as sutilezas desse esporte genial. No repertório do show está também “Toque de Avançar”, parceria de Edvaldo com o compositor, escritor e jornalista cearense Flavio Paiva.
“Lobo solitário”, “Caximbo”, “Quem é que não quer ser feliz”, “Jataí”, entre outras canções dos discos anteriores de Edvaldo Santana, transitam com desenvoltura e se misturam às novas músicas: “Dona Menina”, “Vi Zuá”, “Irmãos Ciganos”, traçando um conteúdo em forma de fragmentos que se fundem e dialogam com a história do bardo da periferia paulistana.
Show Edvaldo Santana (SP) em Fortaleza
Local: Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB), palco na Rua General Bizerril, 237, Centro
Data: domingo (27/08)
Hora: meio-dia
Informações: redes sociais do CCBNB Fortaleza
Aberto ao público, acesso gratuito
Leia também | Victor Alen narra trajetória no cinema
