O Museu Ferroviário de Bauru, em São Paulo, vai passar por revitalização. As obras, com recursos federais, vai custar mais de R$ 238 mil e foram autorizadas pelo Ministério do Turismo. Com o valor, será possível realizar a manutenção e a substituição das instalações elétricas e adaptar o espaço com acessibilidade para receber os visitantes e turistas. A expectativa é de que a obra fique pronta até o final do ano.
Segundo o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, a Pasta está focada na restauração e a realização de obras que guardam a memória histórica do nosso país e que ajudem a retomada do setor. “Não tenho dúvida de que este recurso contribuirá para o turismo de Bauru, trazendo acessibilidade e tranquilidade a quem visita o museu e contribuindo para movimentar a economia do município, já que empregos serão criados e mais turistas serão atraídos pelas novas instalações e pela história e cultura do local”, disse.
Além da restauração, o Museu Ferroviário de Bauru passará por uma modernização e ampliação do espaço, que será realizada através de recursos do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), autarquia vinculada ao Ministério do Turismo. A instituição foi uma das vencedoras do prêmio de R$ 100 mil, destinados à modernização das áreas expositivas e reserva técnica. Com isso, o museu ganhará dois novos espaços com atrações como um simulador de passeio de Maria Fumaça, projeção de maquete interativa, sala sensorial, entre outros.
Segundo a prefeitura de Bauru, enquanto a área expositiva passa pela realização das obras de manutenção, o arquivo histórico e documental segue aberto para pesquisas presenciais, que devem ser agendadas. Ainda de acordo com a prefeitura, o público pode conferir o Museu Ferroviário de forma virtual. O tour em 360º apresenta a exposição antiga e oferece uma prévia de novos elementos que poderão ser vistos no museu após a modernização.
Por Victor Maciel/Ministério do Turismo
Leia também | O que você precisa saber sobre passaporte antes de comprar uma passagem para outro país