Celebrado em 15 de março, o Dia do Consumidor é um período de extrema relevância para o varejo, que costuma antecipar campanhas e ações para atrair o público e impulsionar as vendas. Já para os clientes, a data, que simboliza a garantia dos Direitos do Consumidor, é propícia para aproveitar promoções e benefícios exclusivos da ocasião. “Assim como outras datas específicas que reforçam as compras, o Dia do Consumidor é uma oportunidade significativa para as empresas se relacionarem, de maneira focal e assertiva, com seu público e potenciais clientes”, comenta Igor Amieiro, fundador da agência Aquarium (AQR1), especializada em gestão e construção de marcas.
Visto que a data traz o cliente como ponto central, o especialista sugere aproveitar a ocasião para estreitar os laços com o público-alvo da marca, a fim de impulsionar o engajamento e a fidelização dos consumidores. “Durante o período, muitas empresas anseiam por um resultado imediato e, muitas vezes, se frustram por não conseguir alcançar o objetivo. Nesse caso, é preciso pensar além da venda e enxergar uma parceria a longo prazo com o consumidor, com o propósito de torná-lo fã da sua marca”, complementa Igor que, pensando em auxiliar os empreendedores com campanhas assertivas e eficientes, elenca as quatro principais estratégias para conquistar bons resultados no Dia do Consumidor.
Confira, abaixo, quais são elas.
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1.Aposte em campanhas segmentadas e ofereça benefícios
Para se destacar da concorrência acirrada durante a data, o especialista sugere elaborar ações bem conjugadas com o propósito de despertar o interesse dos consumidores ao mesmo tempo em que a marca transmite seus valores e propósitos. As campanhas produzidas e planejadas previamente, tem função muito importante quando o objetivo é a conversão e fidelização da marca. Por isso, é importante segmentar as estratégias para cada público. “Quando se trata de um novo consumidor, oferecer benefícios de primeira compra, como descontos ou cupons promocionais, é uma ótima estratégia de captação. Dessa forma, o primeiro contato do cliente será mais atrativo e é uma ótima oportunidade de conversar com quem ainda não conhece a marca”, recomenda. Já para os clientes fidelizados, o especialista sugere oferecer algum tipo de exclusividade, como ofertas e brindes especiais.
2. Sem propagandas enganosas
Em datas específicas que reforçam as compras é comum que as empresas ofereçam descontos atrativos para o público, com o objetivo de cativar o maior número de consumidores e converter em vendas. Porém, o especialista faz um alerta para não criar uma falsa ilusão no consumidor, que, consequentemente, pode abalar a confiança com a marca. “Hoje em dia o público realiza uma pesquisa minuciosa antes de efetivar uma compra. Dessa forma, é essencial que a empresa não coloque no mercado promoções falsas ou transmita uma imagem que não prega no dia a dia. Ser fiel aos seus princípios e valores, além de oferecer benefícios reais é fundamental para conquistar a confiança do cliente e assegurar uma relação a longo prazo”, explica.
3. Amplie os canais de comunicação
Investir em diferentes canais de divulgação é uma ótima estratégia para promover a divulgação e o alcance da empresa. Segundo o especialista, o Dia do Consumidor é uma boa oportunidade para trabalhar os canais vigentes e testar novos meios de comunicação e vendas. “Vale explorar outras plataformas que sejam relevantes para o negócio e, principalmente, onde o seu público está. Além das redes sociais, existem outras plataformas e serviços aliados que podem promover, ainda mais, a visibilidade do seu negócio”, aconselha Igor.
4. Aposte na jornada do cliente
Além das ofertas e qualidade dos produtos e serviços oferecidos, para conquistar e fidelizar os clientes, é preciso entregar mais do que preços convidativos. “Proporcionar uma jornada completa para o consumidor é um diferencial importante do negócio, principalmente durante o período, quando a concorrência é ainda mais acirrada. Esse percurso deve abranger desde a intenção de compra até o acompanhamento e suporte no pós-compra”, ressalta. Igor também comenta sobre a importância de levar em consideração a opinião do público. “Saber ouvir e entender o feedbacks é fundamental para encontrar maneiras de melhorar, ainda mais, o serviço e aprimorar o que pode ser melhorado para ações futuras”, finaliza.
Com o conceito “Quebrar o vidro do próprio aquário”, a Aquarium (AQR1), agência de marketing dirigida pelo publicitário Igor Amieiro, é referência em reposicionamento de marcas e possui um grupo seleto de profissionais renomados, que se dedicam de maneira exclusiva, conforme a necessidade de cada cliente. Entre os clientes atendidos pela AQR1, estão: A Ventana Bar, HotelDO, IdeaNutri, Rotavi Industrial, Lepta Capital, Excellance Gestão de Turnaround e Reestruturação, Italspeed Automotive, Isolucks Tintas Eletroestáticas em Pó, PTC Therapeutics, Colégio Augusto Laranja, entre outros.
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