logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Vítor Pereira já vestiu a camisa do rubronegro. | Foto: Divulgação/Flamengo
FutebolTécnico Vítor Pereira retorna ao Brasil para comandar o Flamengo
02/01/2023
Lei foi sancionada nesta segunda-feira (02/01). Até então, o benefício era limitado ao período de dois anos, sem possibilidade de renovação. | Foto: Kiko Silva
HabitaçãoPrefeito José Sarto sanciona lei que amplia tempo de permanência de famílias no Programa Locação Social
02/01/2023
Exibir tudo

PolíticaFlávio Dino diz que sua gestão será marcada pela defesa da democracia Novo ministro fará uma reestruturação da política de controle de armas

Senador eleito será o novo Ministro da Justiça e Segurança Pública. | Foto: Valter Campanato

Senador eleito será o novo Ministro da Justiça e Segurança Pública. | Foto: Valter Campanato


O ex-governador do Maranhão e senador eleito, Flávio Dino, assumiu esta tarde o comando do Ministério da Justiça e Segurança Pública prometendo não poupar esforços para esclarecer o assassinato da vereadora carioca Marielle Franco, morta a tiros em março de 2018.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

“Disse à ministra [da Igualdade Racial] Anielle Franco e a sua mãe que é uma questão de honra para o Estado brasileiro empreender todos os esforços possíveis e cabíveis e que a Polícia Federal atuará para que este crime seja desvendado definitivamente, para que saibamos quem matou e quem mandou matar Marielle Franco”, disse o novo ministro, lembrando que, em 2012, ele próprio perdeu um filho, vítima de uma parada cardíaca após uma crise de asma.

A família chegou a levantar a hipótese do garoto de 13 anos de idade ter falecido devido a um erro cometido por médicos do hospital em Brasília que o atenderam, mas por sugestão do Ministério Público Federal (MPF) o processo foi arquivado. Na época, Flávio Dino presidia a Agência Brasileira de Promoções Internacional do Turismo (Embratur).

O Ministério da Justiça e Segurança Pública é o órgão do Poder Executivo federal responsável por definir as ações nacionais de combate ao tráfico de drogas, prevenção e combate à corrupção, à lavagem de dinheiro e ao financiamento ao terrorismo. Também compete à pasta defender a ordem jurídica, os direitos políticos, as garantias constitucionais, a ordem econômica nacional e os direitos dos consumidores, além de coordenar o Sistema Único de Segurança Pública (Susp).

Durante a solenidade de transmissão de cargo – à qual seu antecessor, o delegado federal e agora secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Anderson Torres, não compareceu -, Flávio Dino garantiu que sua gestão será marcada pela defesa da democracia e pelo respeito à Constituição Federal, aos demais poderes e às instituições do sistema de Justiça.

“Quero acentuar que este será o ministério da paz, da pacificação nacional”, afirmou Flávio Dino. “Ficaram no passado as palavras insultuosas, as agressões e as tentativas de intimidação ao Poder Judiciário, sendo estas substituídas pela harmonia e pelo diálogo, com cada um exercendo seu plexo de competências com autoridade e legitimidade”, acrescentou o ministro para, na sequência, afirmar que isso não significa deixar de punir atos criminosos e antidemocráticos.

Segundo Flávio Dino, o ministério se somará à luta por uma “justiça antirracista”, aos esforços contra o feminicídio e à violência contra lésbicas, gays, travestis e outras minorias, e à reestruturação da política de controle de armas.

“Nossa sociedade não pode ser governada segundo a lei do mais forte, dos parâmetros de guerra de todos contra todos”, disse o ministro, referindo-se a um dos vários atos que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, assinou em seu primeiro dia à frente do Executivo federal.

Além de Damous, integrarão os postos-chave do ministério Ricardo Garcia Capelli (secretário-executivo); Diego Galdino Araújo (secretário-executivo adjunto); Augusto Botelho (secretário nacional de Justiça); Tadeu Alencar (secretário nacional de Segurança Pública); Marta Rodrigues de Assis Machado (secretária nacional de Políticas Sobre Drogas); Marivaldo de Castro Pereira (secretário nacional de Acesso à Justiça); Rafael Velasco Brandani (secretário nacional de Políticas Penais) e Elias Vaz (secretário nacional de Assuntos Legislativos). A Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal serão chefiadas, respectivamente, por Andrei Augusto Passos Rodrigues e por Antônio Fernando Sousa Oliveira.

A advogada e ex-diretora do Instituto Lula Tamires Gomes Sampaio responderá pela coordenação do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania. Especialista em regulação, tecnologia, proteção de dados e privacidade, a também advogada Estela Aranha vai coordenar a área para direitos digitais, enquanto a advogada Sheila Santana de Carvalho, que foi coordenadora de Direitos Humanos do Instituto Ethos, presidirá o Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), órgão colegiado vinculado ao ministério e que é composto por representantes do governo e da sociedade civil organizada.

Por Alex Rodrigues – Repórter da Agência Brasil 

Leia também | Elmano Freitas assume o cargo de governador do Ceará

Política Lula dá posse a ministros e assina primeiras medidas de governo
Compartilhar

Artigos Relacionados

Jovens mantêm viva tradição das quadrilhas no Ceará

Crianças e adolescentes participam de ensaio de quadrilha junina e ajudam a manter viva uma das mais importantes tradições culturais do Ceará. | Foto: Jeny Sousa

19/06/2026

Cultura: Jovens mantêm viva tradição das quadrilhas no Ceará Festejo Ceará Junino reúne 30 grupos infantis e juvenis que garantem a renovação e a continuidade da cultura popular cearense


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 18/06/2026

    Segurança: Operação investiga esquema bilionário de bets ilegais – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Segurança: Operação investiga esquema bilionário de bets ilegais

  • 18/06/2026

    Política: Motta nega irregularidade em operação de R$ 22 mi do Master – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Política: Motta nega irregularidade em operação de R$ 22 mi do Master

  • 17/06/2026

    Energia: ONS prepara reservatórios para El Niño – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: ONS prepara reservatórios para El Niño

  • 17/06/2026

    ONG ligada a produtora de filme sobre Bolsonaro é alvo de operação por suspeita de irregularidades em contrato de Wi-Fi em São Paulo – Portal 2 de julho Comentado em Investigação: ONG ligada a filme de Bolsonaro é alvo de operação

  • 12/06/2026

    Negócios: Geopolítica desafia empresários no Ceará – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Negócios: Geopolítica desafia empresários no Ceará

  • 07/06/2026

    Política: PL e PT lideram pedidos de CPI do Master – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Política: PL e PT lideram pedidos de CPI do Master

Últimas Notícias

  • Jovens mantêm viva tradição das quadrilhas no Ceará0
    Cultura: Jovens mantêm viva tradição das quadrilhas no Ceará Festejo Ceará Junino reúne 30 grupos infantis e juvenis que garantem a renovação e a continuidade da cultura popular cearense
    19/06/2026
  • Jogo valoriza cultura do Cariri e aposta na inclusão0
    Educação: Jogo valoriza cultura do Cariri e aposta na inclusão Projeto da UFC e Fundação Casa Grande transforma lendas, personagens e patrimônios da Chapada do Araripe em experiência educativa acessível
    19/06/2026
  • PF aponta vantagens a Jaques Wagner; senador nega0
    Política: PF aponta vantagens a Jaques Wagner; senador nega Investigação da Operação Compliance Zero cita apartamento, repasses financeiros e uso de aeronaves; parlamentar afirma estar tranquilo e nega irregularidades
    19/06/2026
  • Tecnologia: Satélite revela falhas em sinais de GPS0
    Tecnologia: Satélite revela falhas em sinais de GPS Mapeamento feito pelo Pulsar-0 aponta interferências em sistemas de navegação na Europa e no Oriente Médio, com riscos para aviação, satélites e infraestrutura
    18/06/2026
  • Família: Casais LGBTQIA+ buscam reprodução assistida0
    Família: Casais LGBTQIA+ buscam reprodução assistida No Mês do Orgulho LGBTQIA+, especialistas destacam avanços da medicina reprodutiva, direitos familiares e caminhos para maternidade e paternidade
    18/06/2026
  • IAC Literário levará minibibliotecas para Caucaia0
    Cultura: IAC Literário levará minibibliotecas para Caucaia Projeto do Instituto Aço Cearense promoverá leitura, arte e formação cultural para crianças e educadores em comunidades do município
    18/06/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas