logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Treinador da seleção concedeu entrevista coletiva após o treinamento desta quinta, 01/12. | Foto: Reuters
Copa do MundoTite diz que usará equipe alternativa diante de Camarões
01/12/2022
Ação é proporcionada por parceria entre bombeiros e Prefeitura de Fortaleza. | Foto: Divulgação/PMF
Bem-estar AnimalCães dos Bombeiros doam sangue na Clínica Jacó
01/12/2022
Exibir tudo

AcessibilidadeMPCE discute inclusão e acessibilidade cultural em evento realizado nesta quinta-feira (01/12) O momento, que ocorreu no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, em Fortaleza, contou com a presença de membros e servidores do MPCE

O momento, que ocorreu no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, em Fortaleza, contou com a presença de membros e servidores do MPCE. | Foto: Divulgação

O momento, que ocorreu no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, em Fortaleza, contou com a presença de membros e servidores do MPCE. | Foto: Divulgação

Em alusão ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, celebrado no dia 3 de dezembro, o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), com apoio da Escola Superior do Ministério Público (ESMP) e da Secretaria de Cultura do Ceará (Secult), realizou, nesta quinta-feira (01/12), o evento “Acessibilidade Cultural: derrubando barreiras e criando oportunidades”. O momento, que ocorreu no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, em Fortaleza, contou com a presença de membros e servidores do MPCE, além de representantes da Sociedade Civil e de secretarias do Município de Fortaleza e do Estado do Ceará. 

A mesa de abertura do evento foi composta pelo coordenador do Caocidadania, promotor de Justiça Elder Ximenes, que representou o procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro; o secretário de Cultura do Estado, Fabiano Piúba, que representou a governadora do Ceará, Izolda Cela; o desembargador de Justiça Durval Aires Filho, representando a presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, Nailde Pinheiro; a procuradora do Estado Thaís Frota, mulher cega que representou a procuradora-geral do Estado, Camily Cruz; o coordenador auxiliar do Caocidadania, promotor de Justiça Hugo Porto; o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Samuel Chaves, homem cego; a secretária-executiva da Secult, Valéria Cordeiro; o diretor-geral da ESMP, promotor de Justiça Enéas Romero; e a coordenadora do CEAF, promotora de Justiça Luciana de Aquino. 

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

O coordenador do Caocidadania, promotor de Justiça Elder Ximenes, agradeceu a presença de todos no evento e destacou que o Ministério Público brasileiro deve ser exemplo de acessibilidade para poder cobrar que ela também esteja presente em instituições públicas e privadas de todos o país. O membro do MPCE frisou que, graças à atuação do órgão ministerial, e cooperação da ex-secretária de Proteção Social, Socorro França, foi aprovada emenda constitucional que criou o Fundo Estadual da Pessoa com Deficiência. “Acessibilidade é um caminho a ser trilhado e quanto mais tecnologia tivermos, mais chances temos de incluir as pessoas com deficiência”, salientou. 

Coordenador auxiliar do Caocidadania, o promotor de Justiça Hugo Porto ressaltou que a acessibilidade vai além do plano arquitetônico. “A acessibilidade é pluridirecional, multidimensional e um direito de todos, já que também se destina à pessoa idosa, à gestante, à pessoa obesa, alguém que sofreu uma fratura”, disse, pontuando que o tema também representa o respeito à diversidade. “A acessibilidade permite que cada um de nós tenha uma vida igualitária e inclusiva”. 

O secretário da Cultura do Estado, Fabiano Piúba, parabenizou o MPCE pela atuação na defesa dos direitos da pessoa com deficiência e lembrou que a acessibilidade era uma agenda distante da Secult, mas que ela vem sendo cada vez mais presente nos editais e nos eventos da Pasta, tendo inclusive a acessibilidade como tema. “Gosto de dizer que a primeira letra das políticas públicas é a letra A, de acesso e acessibilidade”, citou, pontuando que a Secult está elaborando um plano estadual de acessibilidade cultural. 

O desembargador do Tribunal de Justiça do Estado, Durval Aires Filho, reforçou que a tecnologia pode e deve ser um caminho para ajudar as pessoas com deficiência a superar barreiras. Ele acrescentou ainda que a igualdade deve ser uma virtude suprema e que esta deve ser um dos nossos objetivos da nossa sociedade. Na ocasião, o magistrado aceitou a sugestão da Procuradoria Geral de Justiça de levar para o prédio do TJCE, após reinauguração, a pioneira exposição táctil do MPCE, “Na Ponta dos Dedos”.  

No entendimento do Ministério Público, o encontro representou um passo relevante para fomentar permanentemente a política de acessibilidade a que todas as instituições brasileiras são obrigadas a pôr em prática, pela Lei Brasileira de Inclusão, Tratados firmados pela República e normas dispostas na Constituição Federal. Nesse sentido, o MP atua tanto como fiscal da lei como como fomentador da política pública. 

Palestras 

Após os pronunciamentos, ocorreu a primeira palestra do evento. Com o tema “Quem cabe no seu TODOS? – a acessibilidade como direito fundamental”, o momento foi conduzido pela idealizadora da Escola de Gente, Cláudia Werneck. A palestrante, que também é jornalista, ativista e escritora especializada em educação inclusiva, destacou que a ausência de acessibilidade contribui para uma espécie de desumanização de alguns grupos sociais. “Quando não oferecemos acessibilidade, nós consideramos as pessoas menos humanas sim”, pontuou.  

Na sequência, a coordenadora do Educativo do Museu da Fotografia de Fortaleza, Keli Pereira, apresentou aos presentes a Exposição “Na Ponta dos Dedos”, que está aberta à visitação no Espaço Cultural do MPCE até o dia 5 de dezembro, das 9h às 16h. As obras da mostra fotográfica, uma parceria entre o MPCE e o Museu da Fotografia e cuja entrada é gratuita, reproduzem imagens impressas em suporte de MDF em terceira dimensão, tornando a arte ainda mais inclusiva, permitindo que as pessoas com deficiência visual também desfrutem dessa linguagem. 

Em sua fala, a analista de cultura Thamyle Machado, que tem deficiência visual, destacou que a acessibilidade é um conceito em permanente construção. Segundo ela, isso levou a equipe da Secult a repensar ações e se questionar sobre como as pessoas com deficiência eram percebidas nessas ações e como seus direitos eram garantidos. “Não somos apenas pessoas com deficiência. Então, na Secult, temos pensado em políticas públicas e culturais não para pessoas com deficiência, mas para artistas, produtores, trabalhadores da cultura e, dentro desse público, inclui-se as pessoas com deficiência”, exemplificou. 

A consultora de acessibilidade cultural Daina Leyton reafirmou a importância de se discutir sobre a acessibilidade, já que ela “possibilita dar acesso a uma realidade que a gente quer que exista”, devendo envolver para isso toda a sociedade. “Assim como o racismo, o capacitismo é estrutural”, salientou. Durante sua fala, Dania ainda trouxe exemplos de como se deve ocorrer, de fato, a acessibilidade em eventos culturais. 

Compartilhar

Artigos Relacionados

Família: Casais LGBTQIA+ buscam reprodução assistida

Casais homoafetivos buscam cada vez mais informações sobre reprodução assistida, planejamento familiar e direitos reprodutivos no Brasil | Foto: divulgação

18/06/2026

Família: Casais LGBTQIA+ buscam reprodução assistida No Mês do Orgulho LGBTQIA+, especialistas destacam avanços da medicina reprodutiva, direitos familiares e caminhos para maternidade e paternidade


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 18/06/2026

    Segurança: Operação investiga esquema bilionário de bets ilegais – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Segurança: Operação investiga esquema bilionário de bets ilegais

  • 18/06/2026

    Política: Motta nega irregularidade em operação de R$ 22 mi do Master – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Política: Motta nega irregularidade em operação de R$ 22 mi do Master

  • 17/06/2026

    Energia: ONS prepara reservatórios para El Niño – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: ONS prepara reservatórios para El Niño

  • 17/06/2026

    ONG ligada a produtora de filme sobre Bolsonaro é alvo de operação por suspeita de irregularidades em contrato de Wi-Fi em São Paulo – Portal 2 de julho Comentado em Investigação: ONG ligada a filme de Bolsonaro é alvo de operação

  • 12/06/2026

    Negócios: Geopolítica desafia empresários no Ceará – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Negócios: Geopolítica desafia empresários no Ceará

  • 07/06/2026

    Política: PL e PT lideram pedidos de CPI do Master – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Política: PL e PT lideram pedidos de CPI do Master

Últimas Notícias

  • Família: Casais LGBTQIA+ buscam reprodução assistida0
    Família: Casais LGBTQIA+ buscam reprodução assistida No Mês do Orgulho LGBTQIA+, especialistas destacam avanços da medicina reprodutiva, direitos familiares e caminhos para maternidade e paternidade
    18/06/2026
  • Dia do Cinema Brasileiro ganha destaque no Dragão0
    Cultura: Dia do Cinema Brasileiro ganha destaque no Dragão Cinema do Dragão celebra a data com sete filmes nacionais, estreias, clássicos restaurados e sessões gratuitas
    18/06/2026
  • IAC Literário levará minibibliotecas para Caucaia0
    Cultura: IAC Literário levará minibibliotecas para Caucaia Projeto do Instituto Aço Cearense promoverá leitura, arte e formação cultural para crianças e educadores em comunidades do município
    18/06/2026
  • Interior: Governo entrega obras em Itapipoca0
    Interior: Governo entrega obras em Itapipoca Parceria entre Governo do Ceará e Prefeitura entrega novas entradas do município, tratores para produtores rurais e vistoria obras de educação, saúde e comércio
    18/06/2026
  • Internet de alta velocidade chega a 24 mil escolas0
    Educação: Internet de alta velocidade chega a 24 mil escolas Programa Aprender Conectado amplia acesso à tecnologia em unidades de ensino de regiões remotas e vulneráveis do país
    18/06/2026
  • Polícia mira facção e lavagem bilionária0
    Segurança: Polícia mira facção e lavagem bilionária Operação Torniquete cumpre mandados em oito estados contra grupo criminoso com atuação no Ceará e movimentação suspeita superior a R$ 1 bilhão
    18/06/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas