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Coalizão Movimento Todos à Mesa une forças ao Pacto pelos 15% com Fome Em menos de 1 ano, primeira coalizão de empresas e organizações que se unem para combater o desperdício de alimentos já doou mais de 4.800 toneladas em todo o Brasil

Coalizão: Movimento Todos à Mesa une forças ao Pacto pelos 15% com Fome

Em resposta ao agravamento da fome no Brasil, a coalizão, formada por mais de dez empresas do setor alimentício, destinará cerca de 320 toneladas adicionais ao Pacto idealizado pela Ação da Cidadania | Foto: reprodução

Para enfrentar o problema da fome e do desperdício de alimentos no Brasil, instituições brasileiras e internacionais têm apostado em parcerias com movimentos sociais e criação de iniciativas para dar um novo destino a alimentos excedentes de suas produções (produtos de qualidade que perderam seu valor comercial).

Agora, estes programas unem forças de diversas empresas para criar um sistema alimentar mais sustentável para esta e as próximas gerações, como acaba de anunciar o Movimento Todos à Mesa (TaM), que passa a contribuir com o Pacto pelos 15% com Fome, idealizado pela Ação da Cidadania para enfrentar o problema da insegurança alimentar no Brasil. Segundo a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (Rede Penssan) em uma pesquisa sobre Insegurança Alimentar no Contexto da pandemia da covid-19 no Brasil, publicada em junho deste ano, 33,1 milhões de brasileiros não têm o que comer – número que representa 15% de toda população do país.

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O Movimento Todos à Mesa, coalizão composta pelas empresas Bauducco, Camil, Carrefour, Connecting Food, Design de Conversa, DPA Brasil, Facily, Frexco, iFood, Lopes Supermercados, M. Dias Branco e Nestlé, compromete-se a doar, mensalmente até dezembro, um volume adicional às doações de alimentos excedentes que já ocorrem, juntando-se a uma grande rede de solidariedade que atua no combate à fome em todo o Brasil. As doações adicionais são de produtos próprios ou em dinheiro para que a Ação da Cidadania adquira cestas básicas para doação, e já começaram a acontecer em setembro. A PepsiCo, uma das maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo, acaba de aderir ao movimento e destinará R$ 400 mil via Fundação PepsiCo (braço filantrópico da companhia) para a Gastromotiva – instituição voltada à produção e distribuição de marmitas em sua rede de cozinhas solidárias, presentes em todas as regiões do Brasil (instituição parceira da companhia e que integra o Pacto).

“Para fortalecer o nosso compromisso com a insegurança alimentar e a desnutrição, passamos a integrar a coalizão Todos à Mesa. Essa parceria é fundamental para ampliarmos a nossa atuação no processo de doações periódicas de alimentos, um trabalho fundamental para contribuir e levar esperança e oportunidades para pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Além disso, com o apoio ao Pacto pelos 15% com Fome, por meio do TaM, conseguimos conscientizar e engajar a população a se juntar a PepsiCo e demais empresas para fazer parte deste movimento tão importante para o nosso país”, comenta Regina Teixeira, Diretora de Assuntos Corporativos da PepsiCo Brasil.

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Pacto pelos 15% com fome

Lançado em julho, com o chamado “Se você não passa fome, tem que ser parte da solução”, o Pacto pelos 15% com Fome promove a ideia de que empresas e pessoas físicas contribuam ativamente para o combate à fome por meio de diversos tipos de doação – financeira, de tempo, porcentagem de vendas ou  produtos, afinal, todo mundo tem “15 de alguma coisa” para doar. De acordo com a iniciativa, “para 15% dos brasileiros e brasileiras, esta é a única esperança”.

“A parceria com as empresas tem sido fundamental na luta contra a insegurança alimentar. Desde o início da campanha, há dois meses, já conseguimos levar comida para 400 mil pessoas. A chegada do projeto Todos à Mesa ao Pacto certamente vai ajudar outras milhares de famílias por todo o país. A fome é inaceitável, mas só vamos conseguir mudar essa realidade quando a sociedade entender que a solução para esse problema deve partir de todos nós”, reforça Rodrigo “Kiko” Afonso, diretor-executivo da Ação da Cidadania.

A aliança entre as duas iniciativas representa uma solução inovadora e tecnológica, em linha com a estratégia ESG das companhias, por meio do ODS 12 – Objetivo de Desenvolvimento Sustentável, previsto pela Organização das Nações Unidas, referente ao consumo e produção responsável, que tem, ainda, por meta, reduzir em 50% o desperdício nos níveis de varejo e de consumo, ao longo das cadeias de produção e abastecimento.

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Movimento Todos à Mesa

Desde o lançamento, em outubro de 2021, até o momento, o Movimento Todos à Mesa já arrecadou mais de quatro mil e oitocentas toneladas de alimentos, que impactaram cerca de 1,9 milhão de pessoas em todo o país. Já o Pacto pelos 15% com Fome, afirma que, de julho a setembro (2 meses), foram arrecadados o equivalente a 1000 toneladas de alimentos para 400 mil pessoas (ou 100 mil famílias).

“A colaboração é o caminho para avançarmos em agendas tão importantes quanto a do desperdício de alimentos e a do combate à fome. São frentes que fazem parte da nossa jornada de regeneração e nos mantêm convictos(as) em fortalecer movimentos como o Todos à Mesa e contribuir para que ações como a destinada ao Pacto 15 por 15 sejam viabilizadas”, ressalta Barbara Sapunar, diretora de Comunicação e Sustentabilidade na Nestlé Brasil.

Para saber mais sobre as iniciativas e como contribuir, acesse www.15por15.org e www.todosamesabrasil.com.br.

Sobre o Movimento Todos à Mesa

Primeira coalizão brasileira de empresas e organizações com o objetivo de reduzir os impactos da fome no Brasil e atuar na redução do desperdício de alimentos, por meio do fortalecimento de redes de redistribuição, articulação de um ambiente regulatório favorável para a doação de alimentos e conscientização sobre o tema.

Sobre a Ação da Cidadania

A Ação da Cidadania foi fundada em 1993 pelo sociólogo Herbert de Souza, conhecido como Betinho, com o intuito de combater a fome e a desigualdade socioeconômica em nosso país e ajudar os mais de 32 milhões de brasileiros vivendo abaixo da linha da pobreza naquele ano. Desde a sua criação, a ONG deu início a uma série de iniciativas, sendo o Natal Sem Fome a mais célebre delas. Em 2021, a Ação da Cidadania iniciou as campanhas Brasil Sem Fome, que arrecadou 20 mil toneladas de alimentos somente no primeiro ano, e a SOS Enchentes Brasil, que leva donativos e eletrodomésticos para estados afetados por catástrofes. Em 2022, a ONG lançou o Pacto pelos 15% com Fome, uma convocação à sociedade civil, empresas e agências de mídia na luta contra a insegurança alimentar grave, que hoje atinge 33,1 milhões de pessoas, ou seja, 15% da população brasileira.

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Sobre a PepsiCo

Os produtos da PepsiCo são apreciados mais de um bilhão de vezes por dia por consumidores(as) em mais de 200 países e territórios em todo o mundo. A PepsiCo gerou mais de US$ 79 bilhões em receita líquida global em 2021 impulsionada por um portfólio complementar de alimentos e bebidas que, no Brasil, inclui PEPSI®, GATORADE®, QUAKER®, LAY’S®, DORITOS®, RUFFLES®, CHEETOS®, KERO COCO®, H2OH!®, TODDY® entre outras. Globalmente, as marcas da PepsiCo geram mais de US$ 1 bilhão cada em vendas anuais estimadas.

A PepsiCo é guiada pela visão de Ser a Líder Global em Alimentos e Bebidas Convenientes, ao Vencer com PepsiCo Positive (pep+). pep+ é uma estratégia de transformação de ponta a ponta, que coloca a sustentabilidade no centro de como a PepsiCo cria valor e cresce operando dentro dos limites do planeta e inspirando mudanças positivas para o meio ambiente e para as pessoas. Para mais informações, visite www.pepsico.com.br.

Sobre a Nestlé 

A Nestlé tem mais de 100 anos de atuação no Brasil e segue renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 20 unidades industriais localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, além de três centros de distribuição e mais de 50 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição). Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café, leite e vegetais, que garantem uma produção sustentável e que traz modernidade ao campo, inclusive na cadeia orgânica. Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis. A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel.

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O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

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