O prefeito de Fortaleza, José Sarto, anunciou, nesta segunda-feira (26/07), o cronograma de retorno gradual das atividades presenciais nas escolas do Município. O calendário é dividido em etapas, que incluem ações de sensibilização, formações sobre protocolos sanitários, avaliação dos níveis de aprendizagem e volta escalonada por séries às aulas presenciais. A expectativa é que as escolas funcionem com 50% da capacidade, em formato híbrido, a partir de 8 setembro.
O anúncio foi feito em live nas redes sociais, durante visita à Escola Municipal Herondina Lima Cavalcante, no Vila Velha, e contou com a participação da secretária da Educação, Dalila Saldanha. De acordo com o prefeito, atualmente, a rede municipal de educação está passando pela etapa de sensibilização.
“Toda a rede municipal está sendo assessorada por profissionais de psicologia, com uma preparação voltada para falar sobre este momento de pandemia que estamos vivendo, com professores, diretores, pais de alunos e alunos. Isso é muito importante porque estamos vencendo a pandemia, mas a pandemia ainda está aí e é preciso que todos permaneçam obedecendo os protocolos sanitários”, afirmou Sarto.
O prefeito enfatizou ainda que toda a estratégia para a retomada gradual das aulas presenciais considera a imunização de trabalhadores da Educação contra a Covid-19. Conforme explicou, a previsão é que estes profissionais recebam a segunda dose da vacina ainda em agosto, concluindo assim o esquema vacinal da categoria.
Ainda de acordo com Sarto, em breve, a Prefeitura anunciará como será o monitoramento de possíveis casos de Covid-19 na rede de ensino.
Durante a transmissão, o prefeito explicou que o segundo semestre letivo de 2021 terá início, ainda de forma remota, no próximo dia 29 de julho. Ao longo de todo o mês de agosto, a Secretaria Municipal da Educação (SME) realizará acolhidas e formações com a comunidade escolar, envolvendo gestores, professores, alunos e familiares, sobre o plano de retomada das aulas presenciais, esclarecendo informações sobre rotina escolar, protocolos sanitários, modelo de ensino e outras orientações.
A acolhida de professores ocorrerá de 29 de julho a 4 de agosto, enquanto que a abordagem junto às famílias será realizada de 5 a 13 de agosto. Nesta etapa, as atividades ocorrerão de maneira remota. É importante registrar que, neste mês de julho, a Prefeitura promoveu a formação de profissionais lotados na sede da SME e Distritos de Educação (19 e 20/07), assim como daqueles que atuam nas equipes escolares (22 e 23/07).
Leia também | Programa “Voa Juventude” oferece chance de aprendizagem no exterior
Na etapa seguinte, será aplicada, entre os dias 16 e 27 de agosto, a Avaliação Diagnóstica de Rede para todos os alunos do Ensino Fundamental. O exame tem o objetivo de identificar e analisar os níveis de aprendizagem dos estudantes, bem como planejar as estratégias de intervenção a serem adotadas pela Rede Municipal.
De forma inédita, as Avaliações Diagnósticas de Rede de Língua Portuguesa e de Matemática serão realizadas de forma censitária para todos os alunos das turmas de 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos.
“Muito tem se falado na perda que a comunidade escolar tem tido em relação à qualidade do ensino, mas essa perda é superada pela capacidade e vocação dos nossos docentes e discentes. Não há que se falar em perda irreparável porque nosso aluno é brilhante, nosso professor é dedicado, nossa evolução em todos os indicadores tem sido sempre crescente, e Fortaleza vai inaugurar essa experiência motivadora para as outras cidades. Essa avaliação é fundamental para sentir o que nós perdemos e saber o que precisamos para recuperar esse tempo perdido”, disse Sarto.
Já no dia 8 de setembro, terá início a retomada das aulas presenciais, que acontecerá de forma escalonada e híbrida, começando pela Educação Infantil, avançando até as últimas séries do Ensino Fundamental.
O faseamento prevê que, na primeira etapa, serão contempladas as turmas do Infantil III, V e 1º e 2º anos do Ensino Fundamental IV (33,2% dos alunos matriculados); na segunda etapa, serão incluídos os alunos do Infantil I e II e 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental (totalizando 61,3% dos estudantes da Rede); e na última etapa, os estudantes do 6º, 7º, 8º e 9º anos e da Educação de Jovens e Adultos (100% dos alunos da Rede Municipal).
Ao final de setembro, todos os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental já devem ter retornado às aulas presenciais, mas com rodízio semanal – aulas presenciais numa semana, com grupos que representam 50% do quantitativo da turma, e na posterior com a realização de atividades domiciliares.
A divisão dos grupos seguirá a ordem da chamada de classe (exemplo: se a turma tem 20 alunos, serão formados dois grupos, sendo o primeiro constituído dos estudantes de número 1 a 10 e o segundo grupo com aqueles de numeração 11 a 20).
“A cada semana a gente vem com um grupo, iniciando pela última etapa da educação infantil e a primeira do ensino fundamental, nas semanas seguintes vai completando os ciclos, até que, a partir de 20 de setembro, a gente esteja com a metade dos estudantes da rede municipal, no caso 120 mil, em aulas presenciais, e a outra metade em atividades domiciliares”, explicou a secretária Dalila Saldanha.
A retomada das aulas presenciais seguirá rigorosamente as medidas sanitárias orientadas pelo Governo do Estado, pela Prefeitura de Fortaleza e demais autoridades de Saúde.
A secretária salientou que a distribuição, realizada pela Prefeitura, dos tabletes e chips para estudantes da rede municipal vai auxiliar a semana em que o grupo permanecerá em atividades remotas.
Segundo Sarto, há previsão de entrega de mais 28.500 tabletes para a comunidade de ensino de Fortaleza.
Todas as 581 unidades escolares da Rede Municipal foram analisadas e passaram ou estão passando por adequação para adaptação da estrutura, de acordo com o protocolo sanitário de prevenção à Covid-19, que inclui, por exemplo, instalação de lavatórios e abertura de passagem e melhor circulação de ar.
Algumas unidades passam por adequações mais complexas, dentro do pacote de requalificação das unidades escolares, com o objetivo de proporcionar melhorias estruturais e mais conforto, segurança e acessibilidade para toda a comunidade escolar.
Os Equipamentos de Proteção Individual necessários para uso dos alunos e dos profissionais da Educação, de acordo com a especificidade de cada etapa de ensino, incluindo máscara de tecido, avental, touca, sapatilha, além de materiais e insumos como pulverizador, termômetro, álcool em gel e os dispositivos para uso, sabonete líquido, água sanitária e garrafas squeeze para uso individual, já foram adquiridos ou estão em fase de recebimento.
Uma das estratégias que a SME adotará é a realização de um processo de acolhida e transição para a comunidade escolar, trabalhando as competências socioemocionais. Nessa perspectiva, ofertará Serviço de Psicologia Escolar, por meio do Ciclo de Cuidados, respeitando as diversas realidades emocionais e pessoais, com o objetivo de criar um clima escolar saudável e possibilitar mecanismos de saúde emocional para lidar com as inseguranças que o momento de retomada pode causar.
Leia também | “Mediação da Leitura em um Mundo Conectado” é tema de Webnário