Com o objetivo de promover o incentivo à Cultura por meio do sistema de mobilidade urbana, o Instituto Unimed Fortaleza, com patrocínio da Unimed Fortaleza, realizou neste domingo, 25/09, um passeio ciclístico cultural, no Parque do Cocó. A iniciativa faz parte das ações do projeto BicicletARTE, que irá presentear o “Bicicletar” com 30 bicicletas e 5 estações pintadas por 10 artistas urbanos, ampliando ainda mais a vivência cultural entre a cidade e aqueles que utilizam o sistema de bicicletas compartilhadas de Fortaleza.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
A programação teve início às 6h30, com a concentração para o passeio ciclístico, que contou com um circuito guiado saindo do Parque do Cocó, percorrendo alguns espaços públicos, passando por manifestações artísticas. Durante o evento também teve ponto de hidratação, atividades infantis e apresentação das primeiras 10 obras do BicicletARTE, com a presença dos artistas responsáveis pelas intervenções artísticas. Após o passeio ciclístico, as bicicletas pintadas ficaram disponíveis para uso da população por meio do app do Bicicletar.
As outras 20 bicicletas pintadas pelos artistas selecionados no BicicletARTE, ficarão expostas no Museu da Imagem e do Som do Ceará – Av Barão de Studart, 410 – Aldeota, do dia 28 deste mês de setembro até o dia 16 de outubro. Após o período de exposição, o Sistema Bicicletar receberá as obras para a utilização de toda a população fortalezense, que poderá circular com as bicicletas pela cidade.
O BicicletARTE é uma realização do Instituto Unimed Fortaleza, da Secretaria Especial da Cultura e do Ministério do Turismo, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Unimed Fortaleza, apoio da Prefeitura de Fortaleza e da Serttel. A curadoria e avaliação técnica estão sob os cuidados do Acidum Project e a produção pela Ato Marketing Cultural.
Em sua primeira edição, o BicicletARTE reúne a pintura dos seguintes artistas selecionados: Alexsandra Ribeiro, Amanda Nunes, Concha Arte, Jyubee, Jr Zapata, Marta Brizeno, Miguel Naturê, Neto Sousa, Pirata Hemfil e Rafael Limaverde.
Trabalhando desde 2013 com arte urbana e realizando pesquisas sobre o uso do grafite nos espaços das cidades, Miguel Naturê realizou a pintura de três bicicletas, retratando a diáspora negra da África até o Nordeste e sua ressignificação e resistência no estado.
“Andar de bicicleta proporciona uma outra relação com a cidade. Acho muito importante e louvável a iniciativa da Unimed Fortaleza em estimular e desenvolver essa visão do nosso meio que temos ao andar de bike – que, agora, se tornou uma obra pintada por um artista”, avalia Miguel.
É um sistema de compartilhamento de bicicletas em parceria entre a Prefeitura de Fortaleza e Unimed Fortaleza, operado pela Serttel. As bicicletas compartilhadas do Bicicletar oferecem uma opção de transporte sustentável e não poluente e estão disponíveis em estações distribuídas em pontos estratégicos da cidade. Atualmente, são em torno de 200 estações espalhadas por Fortaleza. Já foram mais de 5 milhões de viagens realizadas, evitando assim mais de 442 toneladas de gás carbônico na atmosfera.
Leia também | Secretário-Chefe da Casa Civil do Governo do Ceará é condenado pela Justiça Eleitoral