logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Litoral Leste: Aracati, patrimônio do Brasil e um dos principais destinos turísticos do Ceará
Litoral LesteAracati, patrimônio do Brasil e um dos principais destinos turísticos do Ceará
22/07/2021
Covid-19: Após retomada, público ainda pretende assistir a espetáculos virtuais
Covid-19Após retomada, público ainda pretende assistir a espetáculos virtuais
22/07/2021
Exibir tudo

Educa MaisEstudantes de escolas públicas do Ceará ganharão reforço na aprendizagem

Educa Mais: Estudantes de escolas públicas do Ceará ganharão reforço na Aprendizagem

Governador Camilo Santana sanciona lei que institui o Programa Ceará Educa Mais | Foto: Carlos Gibaja/Governo do Ceará

Com 25 ações estratégicas, o programa Ceará Educa Mais vai promover educação em tempo integral, profissional e tecnológica

“Vamos continuar apostando sempre que o caminho para transformar as pessoas é através da educação”, afirmou o governador Camilo Santana ao sancionar, na manhã desta quinta-feira (22), a lei que implementa o Programa Ceará Educa Mais. Ao lado do governador estava a secretária da Educação, Eliana Estrela. A solenidade foi transmitida ao vivo pelas redes sociais e acompanhada por gestores educacionais, professores e estudantes.

O Ceará Educa Mais tem o objetivo de elevar o desempenho acadêmico dos estudantes do ensino fundamental e médio da rede pública estadual de ensino, buscando a aquisição dos níveis de proficiência adequados a cada série/ano e também o desenvolvimento das competências socioemocionais necessárias à formação integral dos alunos.

“São ações e programas que já estão sendo desenvolvidos e outras inovações em articulação com a educação em tempo integral e com a educação profissionalizante e tecnológica no Estado do Ceará. O foco [do Ceará Educa Mais] é a inovação educacional, é a superação dos desafios com o intuito de promover as transformações necessárias à educação e criar oportunidades para os nossos jovens, melhorar cada vez mais as condições para nossos jovens e professores”, enfatizou Camilo Santana.

Leia também | ZPE Ceará fecha primeiro semestre de 2021 com alta de 17,% na movimentação de cargas

Eixos do Programa

O programa está fundamentado em oito eixos: Aperfeiçoamento pedagógico; Desenvolvimento e Qualificação dos Professores; Avanço na Aprendizagem; Tempo Integral; Cuidado e Inclusão; Preparação para o Enem; Educação Conectada; e Qualificação Acadêmica e Profissional dos Estudantes.

Eliana Estrela explicou que o Ceará Educa Mais é resultado de um trabalho coletivo desenvolvido por diferentes atores. “Eu quero reconhecer o trabalho dos coordenadores das Crede e Sefor, da nossa equipe Seduc, dos secretários-executivos, das assessoras institucionais, do Cientista Chefe da Educação, professor Jorge Lira, e do Rogers Mendes que, quando estava na Secretária da Educação, contribuiu muito neste projeto. Um programa feito a muitas mãos e com o olhar sensível do governador Camilo Santana”, agradeceu.

Com base nos oitos eixos foram estabelecidas 25 ações estratégicas que visam aprimorar e fortalecer o processo de aprendizagem dos estudantes cearenses.

Dentro do eixo Aperfeiçoamento pedagógico, Eliana destacou a ação que busca fortalecer o diálogo para fortalecer a atuação dos coordenadores escolares. “O coordenador escolar é uma pessoa importante na escola que faz esse elo com o professor que está no chão da sala de aula, com a gestão, com os pais”, disse.

Sobre o Desenvolvimento e Qualificação de Professores, Camilo Santana afirmou que o Governo do Ceará, por meio da Seduc, investe na valorização dos docentes da rede estadual, viabilizando cursos de mestrado, doutorado e outras oportunidades de formação em serviço, além de diversos compromissos assumidos pela atual gestão. “Todo esse plano reflete na carreira dos professores e traz resultados para a sala de aula e para a qualidade do aprendizado do aluno”, garantiu.

O eixo Avanço da Aprendizagem contempla quatro ações que envolvem professores e alunos. “Foco na aprendizagem é foco no trabalho pedagógico do ensino, na aprendizagem dos estudantes por meio da avaliação diagnóstica e formativa, articulada com material estruturado, sempre pautado em algumas premissas, como a equidade, descentralização e articulação curricular. É importante, também, que tenha modelos pedagógicos que estimulem o aluno para que ele se sinta bem na escola, no ambiente escolar”, explicou Camilo Santana.

Tempo Integral nas escolas é uma meta do Governo do Ceará, que já alcançou em 2021 a metade das unidades aptas a este formato. Com novas 46 unidades que passam a ofertar o tempo integral este ano, o Ceará contará com 324 escolas com jornada ampliada. São 123 Escolas Estaduais de Educação Profissional e 201 de Ensino Médio Regular em Tempo Integral.

“A gente vem sentindo por indicadores o abandono caindo. Cai o abandono, eles têm mais oportunidades na escola, a desigualdade social diminuiu também. São várias ações que a gente sente quando tem a escola em tempo integral. A formação do aluno, a capacitação para o mercado de trabalho, o ingresso na universidade, são todos indicadores que a gente acredita com essa escola de tempo integral“, justificou Eliana Estrela.

A Seduc oferta na rede pública estadual diversas oportunidades nas áreas do conhecimento e na formação profissional, com ampliação de carga horária, preparação dos jovens para o mundo do trabalho e um projeto de vida.

Dentro de Cuidado e Inclusão, o governador destacou a ação que contribui para o desenvolvimento de competências socioemocionais dos alunos. “A escola é um lugar para aprender mas também é espaço para o desenvolvimento integral do aluno. Saber da relação dele com a comunidade escolar e dar apoio psicológico e educacional”, frisou.

Preparação para o Enem acontece através do “Enem: Chego Junto, Chego Bem!”, ação que ocorre de forma complementar ao trabalho diário desenvolvido pelos professores e gestores nas escolas. “Desde o primeiro dia de aula, o Enem faz parte do cotidiano dos alunos”, comentou Eliana Estrela.

Ao apresentar o Educação Conectada, Camilo Santana falou sobre a transformação feita para garantir o acesso à educação híbrida e à conectividade, com foco na formação docente e no aprimoramento de ferramentas e estratégias relacionadas à Educação a Distância. “Esse foi um momento importante nesse período de pandemia. Nós inovamos mais uma vez conectando alunos, professores e escolas. Essa ação objetivou que nós continuássemos as aulas no ensino médio”, afirmou Camilo Santana, destacando os investimentos em equipamentos, chips de internet, tablets e computadores.

Ao fim, os gestores comentaram sobre a Qualificação Acadêmica e Profissional dos Estudantes, que acontece através do Ceará Científico, Centros Cearenses de Idiomas (CCIs) e Educação de Jovens e Adultos (EJA) mais qualificação profissional.

Leia também | Maior usina de dessalinização de água do mar será construída em Fortalezahttps://portalterradaluz.com.br/2021/07/noticias/recursos-hidricosmaior-usina-de-dessalinizacao-de-agua-do-mar-sera-construida-em-fortaleza/

Camilo Santana encerrou a solenidade agradecendo a todos(as) que têm colaborado todos os dias para o desenvolvimento da educação no Ceará. “Quero agradecer, do fundo do coração, o trabalho e dedicação em nome de todos os professores e professoras da rede pública estadual. Vocês são guerreiros, vocês são lutadores. Vocês lutam por algo muito precioso, que é garantir um futuro de qualidade e oportunidade para os nossos jovens cearenses”, agradeceu.

Compartilhar

Artigos Relacionados

Saúde: Anvisa amplia terapias com cannabis medicinal e define regras para publicidade

Produtos à base de cannabis medicinal ganham novas regras e ampliam acesso a tratamentos no Brasil | Foto: GettyImages

28/01/2026

Saúde: Anvisa amplia terapias com cannabis medicinal e define regras para publicidade Nova decisão autoriza venda de canabidiol em farmácias de manipulação e amplia acesso a tratamentos com maior concentração de canabinoides


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Siga o Portal Terra da Luz

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2025/11/WhatsApp-Video-2025-11-12-at-10.08.45.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Banco Central Brasil Camilo Santana Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios Operação pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Segurança Pública STF sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 17/01/2026

    Davi Santiago – Sonho & Negócios Comentado em Empreendedorismo Empresário mirim fundou sua primeira empresa aos 11 anos e já está de olho no mercado global

  • 11/01/2026

    Mari Santos Comentado em Negócios: Estação Fashion promove Feirão com ofertas a partir de R$ 5 para impulsionar vendas no Centro de Fortaleza

  • 10/01/2026

    Maria lima da Cunha Comentado em Negócios: Estação Fashion promove Feirão com ofertas a partir de R$ 5 para impulsionar vendas no Centro de Fortaleza

  • 07/01/2026

    NATANAEL RIBEIRO JUNIOR Comentado em Finanças: Aposentados têm até 14 de fevereiro para pedir ressarcimento de descontos indevidos do INSS

  • 30/12/2025

    14 barraqueiros são investigados por agressão a turistas em disputa de R$ 30 | Mundo Libertário (dezembro 30, 2025) Comentado em Violência: Polícia intima agressores e interdita barraca após espancamento de turistas em Porto de Galinhas

  • 11/12/2025

    Vasco e Fluminense: a histórica rivalidade que promete pegar fogo nas semifinais da Copa do Brasil - Portal da Curiosidade Comentado em Futebol: Fluminense e Vasco duelam por vaga na final da Copa do Brasil 2025; relembre confrontos históricos

Últimas Notícias

  • Saúde: Anvisa amplia terapias com cannabis medicinal e define regras para publicidade0
    Saúde: Anvisa amplia terapias com cannabis medicinal e define regras para publicidade Nova decisão autoriza venda de canabidiol em farmácias de manipulação e amplia acesso a tratamentos com maior concentração de canabinoides
    28/01/2026
  • Tecnologia: Ceará Conectado conclui 2ª fase e amplia acesso à internet gratuita em 137 municípios0
    Tecnologia: Ceará Conectado conclui 2ª fase e amplia acesso à internet gratuita em 137 municípios Programa executado pela Etice reforça inclusão digital e prepara terceira etapa para alcançar todo o território cearense
    28/01/2026
  • Saúde: Nutricionista ferida em mergulho volta a mover o braço após tratamento experimental brasileiro0
    Saúde: Nutricionista ferida em mergulho volta a mover o braço após tratamento experimental brasileiro Internada em hospital privado, Flávia Bueno apresenta sinais de resposta motora após uso de proteína polilaminina; família arrecada recursos para custear tratamento
    28/01/2026
  • Meio Ambiente: Observatório do Clima entrega ao governo recomendações para transição energética justa0
    Meio Ambiente: Observatório do Clima entrega ao governo recomendações para transição energética justa Organizações defendem redução gradual da produção de petróleo e avanço acelerado das fontes limpas no Brasil
    28/01/2026
  • Educação: Inep passa a emitir declaração de conclusão do ensino médio a partir desta sexta-feira0
    Educação: Inep passa a emitir declaração de conclusão do ensino médio a partir desta sexta-feira Documento poderá ser solicitado online por estudantes que fizeram o Enem e atingiram a pontuação mínima exigida
    28/01/2026
  • Mundo: Lula diz que deve viajar em março aos EUA para reunião com Trump0
    Mundo: Lula diz que deve viajar em março aos EUA para reunião com Trump Presidente defende diálogo direto com líder norte-americano para fortalecer relações bilaterais
    28/01/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas