Segundo a Pesquisa Setorial 2021/22 divulgada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), com os R$185.068 bilhões faturados no ano passado, o crescimento nominal foi de 10,7% | Foto: divulgação
Mais de dois anos depois, parece que já nos adaptamos às mudanças provocadas no mercado em função da pandemia. Isto porque, depois de uma baixa no setor de franquias, o segmento segue em ascensão. Segundo a Pesquisa Setorial 2021/22 divulgada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), com os R$185.068 bilhões faturados no ano passado, o crescimento nominal foi de 10,7%. No que tange o setor de alimentação, o aumento foi de 10% em redes, 7% em unidades e outros 7% no faturamento. Dados mais recentes da Pesquisa de Desempenho – 1º Tri, elaborada também pela ABF no último mês de junho, 2022 performou em recuperação se comparado ao mesmo período do ano passado.
A projeção geral da Associação para o setor é de 9%, com 5% a mais nas redes de franquia, 7% no aumento de operações e alta de 5% na empregabilidade. Para Luis Henrique Stockler, CCO da 6place, plataforma digital de abastecimento e compras para franquias de Food Service, o momento é positivo, embora possa apresentar desafios para a maioria das redes – em especial as que estão inseridas no food service: “Este é um momento de aquecimento, com as redes comercializando muitas unidades. Porém, a alta da inflação impacta o CMV (custo da mercadoria vendida) e obriga o franqueado a também se atualizar, tanto no que se refere ao preço quanto nas alternativas de produto com menos oscilação de custo, podendo influenciar diretamente no preparo dos pratos, por exemplo”, afirma.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Uma base sólida e um bom plano de negócios ajudam no enfrentamento de momentos como este. Ademais, o especialista divide quatro dicas importantes que favorecem uma rede de franquias mais sustentável e com chances reais de crescimento. Confira:
1. Conheça a dinâmica da mudança: Negação, resistência, exploração e compromisso. Este é um processo pelo qual todas as pessoas passam quando se veem diante de uma grande mudança. Por isso, é fundamental saber planejar os passos evolutivos de forma que faturamento e qualidade não sejam comprometidos durante a implementação.
2. Entenda o ritmo: Pessoas engajadas na formação, manutenção e evolução são sempre bem-vindas. Mas também é importante compreender que cada pessoa tem um ritmo. Sendo assim, e ciente de que a junção desses ritmos interfere no processo de mudança, respeitar a adaptação de todos os envolvidos é imprescindível para não causar uma ruptura nas relações, além de não implicitar nos colaboradores um sentimento de substituição.
3. Seja transparente: Perseverança é o segredo de toda mudança, tendo em vista que percalços ocorrem naturalmente todos os dias. Neste contexto, não desistir é um dos principais agentes motivadores da transformação, aliado à transparência. Para isso, garanta que toda a equipe conheça a fundo todas as etapas para estar alinhada aos propósitos que trarão, por consequência, o crescimento idealizado.
4. Esteja sempre aberto à inovação: Com a volatilidade do mercado, a digitalização torna-se quase uma obrigação. No setor de franquias, não chega a dez o percentual de operações digitais e isso precisa mudar, visto que os hábitos de consumo também mudaram. Evoluir é uma parte importante para isso, quando se visa o sucesso. E, mais importante do que a velocidade, é a constância. Então, além da inclusão digital, invista em formação, treinamento e reciclagem para os colaboradores de forma a manter a tecnologia como um hábito e ferramenta potente de expansão.
A 6place é uma plataforma colaborativa de negócios que conecta distribuidores, fornecedores, centros logísticos e crédito às redes de franquias e operadores do FOOD SERVICE. A startup oferece agilidade no processo de compras, otimização da cadeia de distribuição de cada rede, oportunidade de acesso a uma maior diversidade de produtos e fornecedores com condições de preços, prazos de entrega e de pagamentos competitivos, centrando sua entrega na proposta de valor do seu consumidor final, destravando, com isso, o potencial de crescimento.
Leia também | Highline vence leilão e arremata torres de telefonia fixa da Oi