O atendimento ao cliente sempre teve grande impacto nas vendas de qualquer negócio, seja ele uma loja online ou física. Entretanto, há desafios e barreiras no ambiente digital que devem ser quebrados para que a empresa consiga converter visitantes em clientes. O mercado de e-commerces no Brasil está em constante crescimento e, com isso, cada vez mais empreendedores e lojistas buscam formas de se destacar das demais marcas que atuam no mesmo nicho.
O atendimento via chat é uma excelente opção para isso e as vendas por WhatsApp e outras plataformas de chats vem se tornando um canal relevante de transações para os comerciantes. A última pesquisa ligada a esse assunto foi divulgada pela Benchmark Conversational Commerce Brasil e apontou que os cearenses ocupam uma fatia referente a 13,39% dos brasileiros que realizam compras via chat, ficando atrás apenas de São Paulo, que detém 34,18% dos consumidores deste nicho do comércio eletrônico.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Confira o ranking dos 10 estado que mais se destacaram:
Quando o assunto é a opinião do consumidor, o conversational commerce, como é chamada a prática de compra/venda, mostra que pode ter vindo para se tornar uma nova tendência. Entre aqueles que efetuaram alguma compra nesse formato, cerca de 60% assumiram que passarão a utilizar esse meio em suas próximas aquisições. Além disso, 68% acreditam que a troca de mensagens melhora a experiência ao comprar algum produto.
Leia também | Inflação medida pelo IGP-DI fica em 0,69% em maio, diz FGV
Uma oportunidade de mercado é conseguir atingir o público da terceira idade. Como a maioria não domina a internet, passar por várias etapas de verificação de usuário, apenas para finalizar a compra, pode distanciá-los. “A solução é oferecer experiências mais fluidas e objetivas para essa faixa etária, com o propósito de fidelizar esse público cada vez mais e ficarmos atentos a essa oportunidade de mercado que está em evidência”, aponta Arthur Frota, CEO da Tallos, startup cearense de tecnologia e especialista em vendas omnichannel, ou seja, atendimento integrado.
Arthur explica ainda que o conversational commerce veio para ficar. “Vamos recapitular: primeiro veio a pandemia, que não freou o mercado de startups no Brasil em 2021, pelo contrário, continuou crescendo. Essas mudanças fizeram um ‘boom’ nas vendas virtuais, mas é importante destacar que a integração dos canais de atendimento otimizam a comunicação entre empresas e clientes e também possibilita uma experiência diferenciada para quem busca assertividade”, destaca.
Muito mais do que uma vantagem competitiva para as empresas, o comércio por conversação proporciona uma experiência de comodidade para o cliente. O especialista ainda indica quais as vantagens dessa prática para o cliente:
Leia também | Secretaria da Saúde do Ceará investiga novo caso suspeito de varíola dos macacos
A Tallos é uma startup cearense de tecnologia, de Maracanaú, com atuação nacional e na América Latina. Nasceu em 2017, do desejo de seu idealizador e CEO, Arthur Frota, de criar um negócio capaz de oferecer soluções inovadoras para descomplicar o atendimento digital. Sua plataforma inteligente de relacionamento com o consumidor é utilizada por mais de 10 mil pessoas em todo o Brasil, permitindo a otimização no atendimento e potencializando a força de vendas.
A Tallos centraliza todos os canais de atendimento da empresa em um único lugar. Não importa onde o cliente está; WhatsApp, Telegram, Chat do site ou Messenger. Além da centralização, a Tallos possui dashboards, ou seja, a plataforma disponibiliza dados de todos os atendimentos realizados, como tempo médio de fila de espera, tempo médio de atendimento por setor ou operador, ranking de atendimento, palavras mais usadas, solicitações mais recorrentes, motivos de início e finalização de contato e muito mais.
Outra especialidade da empresa é trabalhar com automatização de atendimento. Com a Tallos, é possível criar e enviar mensagens rápidas e pré definidas por meio de chatbots feitos de forma simples, sem códigos de programação e com a ajuda da TAI, inteligência artificial própria da Tallos.
A startup também disponibiliza o serviço de segurança para os dados de atendimento, é possível ter acesso ao histórico de contato com o cliente (ligações, mensagens de texto, áudio, fotos). A Tallos utiliza API’s oficiais dos serviços de troca de mensagens, ou seja, a versão oficial e homologada. Com isso, garante conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e evita que as empresas sejam multadas ou sofram com instabilidade.
Conheça mais sobre a Tallos acessando o site www.tallos.com.br ou visitando as redes sociais @tallos.io ou facebook.com/tallos.io. Para mais informações: 0800-777-2520 ou sales@tallos.com.br.
Leia também | Inadimplência das famílias tem oitava alta consecutiva, diz CNC