A Polícia Civil do Ceará (PC-CE) prendeu um homem suspeito de extorquir comerciantes nos municípios de Aracati, Beberibe e Fortim, no Litoral Leste do Estado. A prisão ocorreu nesta quinta-feira (3/2), por força de mandado de prisão preventiva.
As investigações foram realizadas por equipes da Delegacia Municipal de Beberibe e tiveram início em dezembro do ano passado, quando os policiais civis tomaram conhecimento sobre um homem que estava ameaçando e extorquindo os donos de comércios.
O suspeito foi identificado como Elano Santos Soares, de 22 anos. Segundo a polícia, ele apresentava detalhes sobre a rotina dos parentes das vítimas e exigia quantias em dinheiro para não atacar os familiares e nem violar os comércios. A delegada Anna Scotti, responsável pelas investigações, pediu à Justiça a prisão preventiva do acusado pelo crime de extorsão. Elano foi preso em um imóvel no bairro Cohab.
Ainda durante a operação, os policiais apreenderam cinco aparelhos celulares e uma maquineta de cartão de crédito. O material e o suspeito foram encaminhados para a Delegacia de Beberibe onde foram realizados os demais procedimentos policiais. A PC-CE segue as investigações com o objetivo de prender outros acusados do crime de extorsão, que já estão identificados.
A delegada Anna Scotti, em vídeo enviado ao Portal Terra da Luz, explica como funciona o esquema de extorsão e fala sobre os valores cobrados pelos criminosos às vítimas das extorsões.
>>>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ<<<<<
A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.
As denúncias podem ser encaminhadas ainda para o telefone (85) 3338-2590, da Delegacia Municipal de Beberibe. O sigilo e anonimato são garantidos.
Leia também | Governo publica novas regras para realização de prova de vida do INSS