O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Antônio Henrique (PDT), fez um balanço da gestão à frente da Casa na última sessão legislativa parlamento municipal deste ano, realizada nesta terça-feira (21/12). O chefe do Legislativo destacou a retomada das atividades após o avanço da vacinação na Capital e demonstrou interesse em aproximar ainda mais a população do dia a dia dos vereadores.
De acordo com Antônio Henrique, a Central da Cidadania é uma das estratégias utilizadas pela Câmara Municipal de Fortaleza para alcançar essa aproximação. O equipamento, inaugurado em outubro deste ano, oferta mais de 29 serviços gratuitos para toda a população, entre eles a emissão de carteira de identidade, Bilhete Único e carteira de trabalho.
O espaço disponibiliza na sede do Legislativo atendimentos de dez órgãos públicos, como Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Secretaria Municipal das Finanças (Sefin), Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor), Etufor (Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza) e Sindiônibus (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará).
Conforme o presidente da Casa, a Central da Cidadania recebe mensalmente uma média 500 agendamentos. Em dois meses de operação, o equipamento já realizou 1.584 atendimentos, sendo o serviço mais procurado a emissão de carteira de identidade. “Como presidente, me orgulho bastante de ter iniciado uma série de ações que ajudam a aproximar cada vez mais o fortalezense da Câmara Municipal. Essa é uma das nossas principais bandeiras da nossa gestão e ela será defendida sempre”, destacou.
>>>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ<<<<<
Durante o discurso, o presidente também destacou a importância da vacinação na retomada das atividades econômicas e elencou uma série de ações promovidas pelos vereadores para superar os desafios da pandemia ainda em curso. “Esta Casa atuou firmemente para que os fortalezenses pudessem ter atendimento e prevenção garantidos, além de segurança na retomada econômica. Atuamos de forma permanente no Comitê Municipal de Enfrentamento do Coronavírus, onde temos assento e contribuímos com propostas e soluções para as políticas contra a covid-19”, afirmou.
Antônio Henrique mencionou ainda o lançamento de cartilhas de prevenção com distribuição gratuita nas comunidades e o protagonismo da Casa ao discutir a retomada com a gestores municipais e vereadores da Região Metropolitana de Fortaleza. Em novembro, vereadores da região estiveram reunidos na Câmara durante a conferência Vozes da Retomada.
Leia também | Itapemirim coloca ônibus para acomodar passageiros de voos suspensos desde sexta (17/12)
A produção dos vereadores ao longo de 2021 também recebeu destaque no discurso do presidente da Câmara Municipal de Fortaleza. Segundo Antônio Henrique, a Casa alcançou a marca de 10.891 proposições protocoladas pelos parlamentares, sendo muitas delas aprovadas em plenário e transformadas em políticas públicas efetivas.
Em todo o ano, foram realizadas 60 sessões ordinárias presenciais, 25 sessões virtuais e 20 sessões extraordinárias. “Tivemos, sim, grandes avanços e essa Casa, mais uma vez, apareceu como uma das protagonistas das políticas públicas de enfrentamento à Covid-19 e das questões relacionadas à pandemia nas mais diversas áreas, como saúde, assistência social e desenvolvimento econômico”, aponta.
O vereador também comentou a retomada das audiências públicas e das sessões solenes, após a melhora dos índices epidemiológicos no Estado, bem como a participação ativa da Casa na mediação das questões relacionadas ao Município. “Recebemos diversas entidades de classe e representantes sociais que vieram até aqui trazer suas demandas e buscar apoio do legislativo. Sempre dialogando com as demais autoridades e poderes para tentar melhorar a vida dos fortalezenses”, completou.
Entre as principais matérias aprovadas no ano, Antônio Henrique deu destaque para a manutenção do preço da passagem de ônibus, a ampliação do quadro de profissionais do IJF, além de importantes programas sociais e de desenvolvimento, como o Meu Bairro Empreendedor, o Juventude Digital e o programa Nossas Guerreiras.
Leia também | Papa divulga mensagem em que pede a chefes de Estado mais gastos com educação, não com armas