

O magnata da moda Maezawa Yusaku, 46 anos, se tornou o primeiro cidadão japonês com status de civil a visitar a Estação Espacial Internacional | Foto: Reuters/NASA/Roscosmos
O multimilionário japonês, Maezawa Yusaku, retornou à Terra após uma visita de 12 dias à Estação Espacial Internacional. A nave que trouxe ele, o assistente Yozo Hiramo e o cosmonauta Alexander Misurkin pousou numa planície no Cazaquistão, nesta segunda-feira (20/12), segundo informou a Roscosmos (Agência Espacial da Rússia).
“O voo da nave espacial ‘turística’ Soyuz MS-20 foi concluído”, informou o comunicado.
Imagens exibidas a partir do local de pouso, 150 quilômetros ao sudeste da cidade de Zhezkazgan, no centro do Cazaquistão, mostraram os três sorridentes depois que foram ajudados a sair da sonda Soyuz.
De acordo com a assessoria de imprensa do distrito militar central, eles foram recebidos na chegada com um prato “surpresa” de macarrão japonês.

O magnata da moda Maezawa Yusaku, 46 anos, se tornou o primeiro cidadão japonês com status de civil a visitar a Estação Espacial Internacional. Ele descreveu a experiência à TV japonesa NHK com apenas uma palavra: deslumbrante!

Maezawa e o assistente Yozo Hiramo são os primeiros turistas japoneses a viajar ao espaço desde 1990, quando um jornalista visitou a estação Mir soviética. Enquanto esteve na Estação Espacial, o bilionário manteve uma agenda com uma lista de 100 tarefas a cumprir. E tudo foi registrado pelo assistente para publicação canal de Maezawa no YouTube. “Fazer xixi é muito fácil”, afirmou em um dos vídeos, mostrando o aparelho usado pelos astronautas, que suga a urina. Em outro, ele preparou um chá sem açúcar e elogiou o sabor dos biscoitos da Estação Espacial. O empresário também explicou a um milhão de seguidores como escovar os dentes em gravidade zero.
A viagem, iniciada na quarta-feira (8/12), marcou o retorno da Rússia ao turismo espacial após uma pausa de uma década. O setor, altamente lucrativo dos voos espaciais privados, virou objeto de disputa com a recente entrada na corrida das empresas dos bilionários americanos Elon Musk (SpaceX) e Jeff Bezos (Blue Origin), ou do britânico Richard Branson (Virgin Galactic).
Com informações da NHK – Tóquio/Agência Brasil
Leia também | Projeção de crescimento da economia no Brasil encolhe de 4,65% para 4,58% em 2021