Depois de 1 ano e oito meses, o município de Aracati, no Litoral Leste do Ceará, voltou a ter um grande evento. O Festival de Gastronomia e Cultura teve início na sexta-feira (12/11) com a expectativa de receber, em cada um dos três dias programados, um público de 2,5 mil pessoas, na Arena montada na Avenida Coronel Alexanzito, também conhecida como Rua Grande, no centro histórico da cidade.
“Nós tivemos que aprovar uma lei na Câmara Municipal para adaptar a cidade para o Festival de Gastronomia e Cultura. Essa lei também servirá para outros eventos e nos dá condições de controlar a quantidade de público no espaço, que é público. Nós precisávamos fechar alguns acessos e criar barreiras com pontos de fiscalização para ter um controle da quantidade de pessoas na rua e todas vacinadas contra a covid-19 ou com teste PCR negativo”, disse o secretário de Turismo e Cultura, Luan Mota.
O Portal Terra da Luz foi ver de perto a dinâmica do funcionamento da quarta edição do Festival de Gastronomia e Cultura do Aracati, o maior do segmento no Estado do Ceará, neste sábado (14/11). Encontramos dona Maria Cassemiro Viana trabalhando no estande da lanchonete Garagem Fast Food. Na primeira noite do Festival, a comerciante vendeu mais de 150 sanduíches. A renda vem em boa hora, mas ela ainda não está 100% à vontade com a grande movimentação de pessoas na cidade.
“É um pouco preocupante a questão da pandemia que ainda não acabou, né? Mas a gente está percebendo que as pessoas estão preocupadas e estão se protegendo, tendo suas proteções dentro do protocolo sanitário”, disse dona Maria.
Apesar do receio em relação à covid-19, a vontade de retornar à vida normal parece maior do que o medo e o que se vê é um clima até de muita descontração na rua Rua Grande. A Prefeitura do Aracati disponibilizou um ponto para a realização de testes gratuitos para detecção do coronavírus. Além disso, antes do evento, todos os moradores da rua Coronel Alexanzito e os comerciantes tiveram acesso à vacinação contra a covid. O público interessado em participar do Festival precisou fazer um credenciamento prévio para ter acesso à arena do evento. E as filas nos postos de controle foram inevitáveis.
“Se tem fila, é porque tem rigor na vistoria. Estamos fazendo o evento de acordo com o que manda o protocolo sanitário que foi elaborado em conjunto com o Governo do Estados. A população de Aracati aderiu à vacinação e ninguém aqui quer contribuir para o retorno da Covid-19”, esclareceu.
O local escolhido para a realização do Festival de Gastronomia e Cultura, que chega em 2021 à quarta edição, é a Rua Grande. Ao longo de quase toda a Coronel Alexanzito, 35 estandes de gastronomia local e 10 estandes de doces foram montados para receber os comerciantes. O público, enquanto saboreia os quitutes, pode passear e observar as igrejas e o rico casario de Aracati, com fachadas decoradas com azulejos portugueses e cerâmica vindos da Europa, que continuam preservados e ganharam, no ano 2000, o reconhecimento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como patrimônio nacional.
Desde 2017, a gestão municipal tem investido na realização do festival na Rua Grande, que foi totalmente revitalizada e é um dos principais pontos de visitação de turistas que buscam conhecer a arquitetura portuguesa antiga.
Merecem atenção no quesito Arquitetura e Urbanismo, a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário (Sede), o Museu de Aracati, o Palacete da Biblioteca Pública, a Biblioteca Municipal de Aracati e o Espaço das Artes do Ceará, construído num casarão que estava completamente abandonado e já em ruínas.
Segundo a superintendente de Promoção Turística e Cultural de Aracati, Denise Pontes, a retomada do turismo passa também pela recuperação da infraestrutura turística do município.
Leia também | Passaporte da vacina será obrigatório em eventos, bares e restaurantes no Ceará, a partir de segunda
“O Espaço das Artes do Ceará já está pronto, mas ainda será melhorado com a climatização dos ambientes para dar mais confortos aos visitantes. Mas já estamos funcionando uma bela e rica exposição do pintor cearense Aldemir Martins, um expoente das nossas artes plásticas que ganhou reconhecimento nacional e internacional, no século passado”, disse a gestora.
Dentro do festival, a cultura estará mais viva do que nunca. Com a ação “Sacada Musical”, o Festival vai ativar as sacadas dos casarões centenários ao longo da Rua Grande para intervenções de poesia, cordel, teatro e música. Também foram montados tablados que servem de palco para os artistas locais que expressam as suas habilidades nas mais diversas linguagens, seja da música, da dança e do teatro. Dessa forma, em toda a extensão da Arena do Festival será contemplada com ações culturais inéditas.
Os visitantes também têm a oportunidade de aprender algumas dicas que são repassadas em consultorias gastronômicas feitas ao ar livre por chefs de cozinha renomados, como Leo Gondim. “Eu vou apresentar uma releitura sobre a carne seca com acompanhamento de picles de cebola roxa. Foi aqui em Aracati, durante o ciclo do couro, no século XVII|, que a técnica da carne, a nossa carne do sol, trazida da Europa pelos colonizadores se desenvolveu e passou a ser mais difundida no Ceará”, explicou o chef Leo Gondim.
O festival, realizado em parceira com o Sebrae garante espaço também para os artesãos. Tudo num clima de muita descontração, diversidade regional e de oportunidades de negócios. A praça Dr. Leite, durante os três dias de evento, foi transformada em Praça do Artesanato. 10 estandes, todos em parklet, abrigam uma mostra de artesanato dos quatro cantos do Aracati. Além disso, o centro da praça funcionou com uma passarela para que, além de ver exposto, os turistas vejam as peças em um lindo desfile.
“Pra gente o turismo e o social não conseguem ser desassociado um do outro. Esse evento que nós estamos realizado, é um evento que por si só já tem essa parte de formar novos empreendedores e ajudá-los a ficar dentro da lei, e também da parte de troca de experiências, de gerar economia pra eles porque aqui todos os expositores são locais e estão aqui vendendo. A prefeitura não cobra nada, é um pacto que a gente faz com o Sebrae, pra que a gente possa disponibilizar para o empreendedor de Aracati esse evento sem custo e fazer a economia girar”, ressalta o secretário do Turismo, Luan Mota.
Leia também | Teresa Santos, do Ceará, é eleita a mulher mais bonita do Brasil em 2021
Veja imagens do Festival de Gastronomia e Cultura de Aracati:
A prefeitura de Aracati já anunciou dois grandes eventos para o começo do ano que vem. No dia 22 de janeiro, a cidade realiza o pré-carnaval com uma atração de renome nacional: o ex-líder da banda Chiclete com Banana, Bell Marques já está confirmado como a principal atração da festa.
O prefeito de Aracati, Bismarck Maia, também soltou nas redes sociais outro nome digno de manchete. Outro baiano, Leo Santana numa das noites de Carnaval 2022, que acontece entre 26 de fevereiro a 1º de março.
“Pra gente, retomar os grandes eventos, a ocupação hoteleira, os serviços turísticos, pra gente é um sonho, um momento muito esperado e a gente está muito feliz”, destaca o secretário Luan Mota.
Aracati é uma cidade situada no litoral leste do Estado do Ceará, a 148 km da capital, Fortaleza. No município, é possível visitar atrações naturais do litoral cearense, um centro histórico centenário e participar de grandes eventos durante o calendário anual, dentre eles o maior Carnaval do Estado do Ceará.
Leia também | Cultura receberá R$ 180 milhões em investimentos e novos equipamentos no Ceará