Um terremoto de magnitude 5.1 sacudiu a ilha de La Palma, no arquipélago espanhol das Canárias. Foi o maior terremoto desde a erupção do vulcão Cumbre Vieja, no dia 19 de setembro de 2021. Segundo o Instituto Geográfico Nacional (IGN), o movimento sísmico ocorreu foi registrado à 01h08 (hora local) da sexta-feira (19/11), exatamente dois meses após o início da erupção, a uma profundidade de 37 quilômetros a Sudoeste de Mazo.
Geólogos descreveram o abalo como de longa duração e que chegou a ser sentido na ilha vizinha, em Tenerife, que também faz parte do arquipélago no Oceano Atlântico, que banha a costa brasileira. O terremoto, por ser o maior na ilha de La Palma até o momento reacende a discussão sobre a possibilidade do litoral do Nordeste ser atingido por uma Tsunami. O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, seccional Ceará (CREA-CE), realizou um debate sobre o tema com especialistas brasileiros em fenômenos geológicos com o tema: “Vulcanismo e Tsunamis: Riscos para Costa do Nordeste do Brasil. Mito ou Verdade?”.
O Portal Terra da Luz entrou em contato com o geólogo João Wagner A. Castro, PhD – professor titular da UFRJ e coordenador do LAGECOST/Museu Nacional. O especialista afirma que “esse terremoto de 5.1 de magnitude ainda não é capaz de gerar ondas de tsunamis que possa atingir a costa do Nordeste Brasileiro. Como ocorreu a 37 km de profundidade do assoalho oceânico, possivelmente esta associado a uma colisão de placas tectônicas e não as atividades vulcânicas em si”, afirma.
Mas, segundo Wagner Castro, o risco de tsunami ainda não está totalmente afastado. “Esse evento, apesar de expressivo, ainda é de magnitude moderada. Se outros de magnitude maior ocorrerem, é motivo de preocupação”, alerta.
Leia também | Geopark Araripe, a história da vida na Terra recontada no Ceará
Os danos causados pelo vulcão em La Palma já chegam a 906 milhões de euros, de acordo com o último cálculo feito pelo Governo das Ilhas Canárias. Mais de 1.600 casas e prédios foram destruídos pela lava, conforme o Sistema Copernicus. Mas os prejuízos ainda são maiores porque a análise não levam em consideração os danos às infraestruturas elétricas e os efeitos nos bens e infraestruturas do Estado, que podem elevar o custo para a recuperação da ilha a mais de um bilhão de euros.
A erupção do vulcão Cumbre Vieja é a primeira em La Palma desde outubro de 1971, quando o vulcão Teneguia expeliu lava durante três semanas. La Palma, com 85 mil habitantes, é uma das oito ilhas do Arquipélago das Canárias. No ponto mais próximo com a África, fica a 100 quilômetros de distância do Marrocos. As Canárias estão a 460 quilômetros da ilha da Madeira, em Portugal, e a 1.428 quilômetros da Ilha do Sal, em Cabo Verde.
A atividade vulcânica na parte Sul da ilha de La Palma já dura pelo menos 125.000 anos e formou o vulcão conhecido como Cumbre Vieja, ou simplesmente Dorsal Sur. Apesar de serem estruturas diferentes, o Cumbre Vieja pode fazer parte do vulcão Taburiente. O Cumbre Vieja entrou em erupção em 1971, 1949, 1712, 1677, 1646 e 1585. É o vulcão mais ativo das Ilhas Canárias. As erupções ocorreram em intervalos de 20-60 anos. Exceção foi a notável dormência de 237 anos entre 1712 e 1949. Cientistas especulam que a enorme erupção de seis anos na vizinha Ilha de Lanzarote, em 1730, induziu a longa dormência em Cumbre Vieja de mais de dois séculos até 1949.
No dia 4 de outubro, o cone principal do vulcão entrou em colapso após registro de mais de 90 tremores de terra no final de semana. Imagens feitas por moradores da ilha mostram uma forte explosão, que provocou o desabamento do cone principal do vulcão. Assista:
Os cientistas que acompanham a erupção acreditam que seja de uma das primeiras bocas que se abriram nas primeiras horas da erupção e que voltou a expelir depois de um período de paralisação.
O comitê de crise pede às pessoas que estão removendo cinzas que se cubram com máscaras FFP2 e óculos de proteção porque se trata de um material que pode causar muitos problemas de irritação nas vias respiratórias e nos olhos.
Mais imagens do Vulcão Cumbre Vieja, na Ilha de La Palma:
Com informações da RTP, jornal El País e Metsul
Leia também | Pianista Paulo Rodrigo lança Nova Russas, quarto clipe da série Orgulho de Ser Cearense