A realização de grandes eventos em Fortaleza está condicionada à situação epidemiológica e à decisão do comitê de enfrentamento à covid-19. A afirmação foi feita pelo prefeito de Fortaleza, José Sarto, durante uma visita às obras do Hospital Universitário do Ceará, na manhã desta segunda-feira (22/11). O prefeito estava ao lado do governador do Ceará, Camilo Santana.
O prefeito Sarto, durante a coletiva de imprensa, reforçou que, neste momento, é preciso evitar uma terceira onda, que está em pleno andamento em países da Europa, e trabalhar para avançar na vacinação e garantir uma retomada econômica segura e responsável.
Segundo o prefeito, Fortaleza tem adotado estratégias para garantir a imunização dos fortalezenses. Ele citou como exemplo a busca ativa de alunos da rede municipal que ainda não foram vacinados contra a covid-19. A partir do mapeamento, o Município está ofertando o transporte desses estudantes até os pontos de imunização.
“Nós vamos buscar todos os alunos da nossa rede que não foram vacinados e também vamos tentar convencer os negacionistas de que a vacina é o melhor caminho. Em todos os cenários mundiais, onde a gente tem altas taxas de vacinação, a gente tem baixas taxas de internação e de óbitos”, enfatizou.
Sarto acrescentou ainda que a Prefeitura de Fortaleza seguirá tomando decisões considerando o que preconiza a ciência.
“A gente submete a decisão de realização de grandes eventos, como Réveillon, Pré-Carnaval etc, ao comitê técnico, que é formado pelo governador, secretário de Estado de Saúde, secretários municipais, Ministério Público Estadual e Federal, Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa e pelos técnicos da área, os infectologistas e epidemiologistas, que passam 24 horas do dia estudando especificamente a questão da covid”, finalizou.
Leia também | Vídeo flagra motorista atropelando entregador por aplicativo de propósito após ser agredido