Os laudos periciais realizados no Instituto Médico Legal Dr. André Roquette (IMLAR), em Belo Horizonte, concluíram que as cinco vítimas do acidente aéreo em Piedade de Caratinga (MG), que matou a cantora Marília Mendonça, morreram em razão do impacto da aeronave no solo. A conclusão foi divulgada nesta quinta-feira (25/11) pela a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG). Segundo a perícia, as vítimas morreram por politraumatismo contuso, em decorrência do impacto sofrido com a queda da aeronave.
O delegado regional em Caratinga, Ivan Lopes Sales, que preside o inquérito policial, adiantou que a Polícia Civil já conseguiu descartar algumas das hipóteses das causas do acidente, como a possibilidade de a aeronave ter sido atingida com um disparo de arma de fogo. “Agora, com as evidências apresentadas pela perícia técnica, podemos descartar também a hipótese de um mal súbito por parte do piloto e do copiloto”, afirmou.
Ainda de acordo com Sales, a PCMG ouviu um piloto de um avião que saiu de Viçosa, também com destino a Caratinga, cerca de 20 minutos depois da aeronave envolvida no acidente. Ele chegou a se comunicar por rádio com o piloto da aeronave que levava a cantora momentos antes do acidente. “A testemunha nos informou que o piloto da aeronave que acidentou não chegou a relatar qualquer problema no avião”, diz o delegado.
“Além disso, ele disse que o piloto vítima comunicou que já estava em procedimento de pouso, ou seja, levaria entre um minuto a um minuto e meio para pousar, quando provavelmente se chocou com uma rede elétrica”, informa Sales, chamando a atenção ao fato de que isso não significa que se possa atribuir culpa, até o momento, à companhia responsável pela transmissão de energia.
A cantora Marília Mendonça, acompanhada do tio e assessor de Marília, Abicieli Silveira Dias Filho, o produtor Henrique “Bahia” Ribeiro e dois tripulantes da aeronave de prefixo PT-ONJ, o piloto Geraldo Medeiros, de 56 anos, e do copiloto Tarciso Viana, de 37 decolaram do aeroporto de Goiania (GO), às 14h da sexta-feira (05/11). O voo seguia para o município de Piedade de Caratinga, onde Marília faria um show à noite. Mas o avião bimotor fretado pela equipe da cantora Marília Mendonça não chegou ao destino no horário previsto. Os bombeiros foram acionados às 15h30 para atender a ocorrência e encontraram a aeronave bastante danificada e todas as vítimas sem vida.
Testemunhas informaram que a aeronave colidiu com um cabo da rede elétrica de alta tensão, que passa perto do local do acidente, e logo em seguida perdeu a sustentação. Versão que foi confirmada pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). Em comunicado sobre o acidente, a empresa informou que aeronave colidiu com uma linha de transmissão de energia elétrica, que está fora da zona de proteção do Aeródromo de Caratinga
A empresa PEC Taxi Aereo Ltda lamentou o acidente e informou que iria colaborar com as investigações. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que a aeronave propriedade da empresa estava com o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) válido até 1º de julho de 2022.
Leia também | Conheça as áreas mais promissoras para os profissionais da Engenharia Urbana e Ambiental
As causas do acidente com o bimotor estão sendo investigadas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão do Comando da Aeronáutica.
Além de estudar o cenário do acidente e ouvir os relatos de testemunhas, os peritos recolheram da peças da aeronave e documentos para tentar entender o que fez o piloto perder altitude ou voar abaixo da altitude necessária para passar pelo local.
>>>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ<<<<<
Marília Mendonça nasceu em Cristianópolis (GO) em 22 de julho de 1995. Vivia o auge do sucesso, aos 26 anos de idade. Entre os grandes sucessos, que a colocaram como uma das cantoras mais ouvidas do país, estão “Infiel”, “Todo Mundo Vai Sofrer”, “De quem é a culpa?” e “Eu sei de cor”. Ela deixou um filho, Léo, que completa dois anos em dezembro.
Poucas horas antes do acidente, a cantora Marília Mendonça, de 26 anos, ligou para cinco fãs, de forma anônima para promover o clipe da nova música de trabalho, chamada “Fã Clube”. Os vídeos foram gravados dentro do carro, quando ela se deslocava para o aeroporto de Goiânia (GO). Parte das conversas foi postada na conta oficial da cantora, no Instagram. Confira:
Antes de embarcar no avião particular, PT-ONJ, o produtor Henrique Bahia fez as últimas imagens de Marília Mendonça, ainda com vida, caminhando em direção à aeronave e, pouco depois, já dentro do avião que seguia para Minas Gerais, ela foi filmada almoçando. Marília mantinha um semblante triste, mas tudo não passava de uma brincadeira. As imagens compuseram um vídeo sobre o ‘desafio’ de manter a dieta rigorosa em dia. Em respeito à família da cantora Marília Mendonça e dos fãs, editamos o vídeo retirando a brincadeira e o áudio original, deixamos as imagens em silêncio. Assista:
Leia também | Bica do Ipu receberá investimento de R$ 18 mi para ser perenizada e beneficiar o turismo da região