Reportagem em atualização
Um incêndio de grandes proporções atinge o Parque Ecológico do Cocó, em Fortaleza, desde as primeiras horas da noite desta quarta-feira (17/11). Equipes do Corpo de Bombeiros viraram a noite atuando no combate às chamas e depois de 12 horas de trabalho, o fogo continuava consumindo a área do parque. Segundo tenente-coronel Osvaldo, responsável pela operação, cerca de 30 homens se revezaram no trabalho. Pela manhã, as equipes foram substituídas.
A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) foi acionada para fazer um sobrevoo de helicóptero e ajudar os homens em terra na localização dos focos do incêndio. Agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) também foram convocados para orientar o trânsito, especialmente nas avenidas Murilo Borges e Raul Barbosa, onde uma fumaça densa diminuiu a visibilidade para os motoristas.
Segundo o tenente-coronel Osvaldo, a fumaça é resultado da queima da vegetação ainda verde. “Além do mato verde, uma capa de humus que reveste a vegetação está queimando e isso aumenta a quantidade de fumaça”.
As chamas altas do incêndio no Parque do Cocó começaram a ser notadas pelos moradores de Fortaleza por volta das seis da noite. Segundo os relatos nas redes sociais, o fogo teria iniciado perto do viaduto do Lagamar e logo se espalhou por uma área extensa, em torno de 20 hectares, equivalente a vinte campos de futebol.
Moradores também informaram que a fumaça invadiu as casas em vários bairros da capital cearense, principalmente na Aerolândia, Lagamar, São João do Tauape, Bairro de Fátima e Montese. O vento nesta época do ano sopra forte e ajuda a propagar o fogo na vegetação seca do parque ecológico e leva a fumaça para longe.
Motoristas também registraram imagens da fumaça nas ruas e avenidas da cidade e descreveram a dificuldade para dirigir por causa da fumaça densa.
Equipes do Corpo de Bombeiros dos quartéis dos bairros Mucuripe e Messejana foram os primeiros a chegar para controlar o fogo. O local é de difícil acesso. Os caminhões dos Bombeiros ficaram numa área próxima do incêndio, na avenida Borges de Melo. Os bombeiros realizam o combate ao fogo usando abafadores e bombas costais, a cerca de 1 km dos veículos.
Veja imagens do incêndio feitas pelos moradores da capital cearense:
Leia também | PF realiza operação para combater fraudes na comercialização de caminhonetes em Manaus