Já está disponível o mais novo clipe do Projeto “Orgulho de Ser Cearense”, criação do pianista Paulo Rodrigo para divulgar os potenciais turísticos de municípios cearenses. Nova Russas é o quarto clipe da série e está disponível para visualização na internet (link abaixo).
O pianista visitou todos os distritos de Nova Russas em busca das melhores imagens para compor o clipe da música que ele compôs especialmente para o município localizado na região do Sertão de Crateús, no sopé da Chapada da Ibiapaba e às margens dos rios Acaraú, Poti e Curtume.
“Nós viajamos bastante. Estivemos em Major Simplício para gravar num açude muito bonito e que tem uma grande importância para a cidade porque é ele que garante o abastecimento de água para os moradores. Nos chamou a atenção também a Praça dos Torres, que é bem arborizada e preservada. Lá, eu descobri que foram os próprios moradores que revitalizaram a praça para reviver os tempos da juventude naquele espaço”, disse Paulo.
Uma das locações foi numa antiga pedreira. “O lugar ficou com um formato arquitetônico muito bonito. Parece que foi planejado colocar pedra sobre pedra. O por do sol de lá é lindíssimo!”
Antigamente as terras de Nova Russas eram habitadas por diversas etnias indígenas, entres elas os Tabajara, Caratiú e Tupinambá. Na segunda metade do século XVII, com a expansão do ciclo do Charque e da Carne-seca no século XVIII, a doação de terras via sesmarias, chegaram à região famílias que implantaram fazendas de gado, como as do Curtume e do Olho d’Água Grande.
Em 1910, com a chegada da ferrovia, o então distrito de Nova Russas se desenvolveu e, no dia 11 de novembro de 1922, foi desmembrado do município de Ipueiras. O povoado se desenvolveu em torno da capela de Nossa Senhora das Graças, que é um dos principais pontos de visitação da cidade.
Nas andanças por Nova Russas, Paulo Rodrigo teve uma surpresa inusitada. Em meio à caatinga, a equipe do pianista se deparou com uma grande plantação de mogno, árvore que tem um valor agregado muito alto, chegando a ser alvo de traficantes de madeira que fazem a extração ilegal de mogno na Amazônia para levar as peças para outros países, especialmente, da Europa. “Esse lugar chamou bastante a atenção e, com certeza, se transformará em ponto de visitação porque além de revelar esse contraste entre a seca e o verde da Floresta dos Mognos, as pessoas terão uma experiência ecológica desde a plantação das sementes, passando por árvores jovens, até árvores grandes no meio do sertão”, destaca Paulo Rodrigo.
Leia também | Festival de Gastronomia e Cultura começa nesta sexta com atrações da culinária e da música
O clipe Nova Russas foi lançado nesta quinta-feira (11/11), data da emancipação do município. E o resultado é bem impactante! Confira:
Leia também | Governo do Ceará autoriza a construção do ramal Aeroporto do VLT Parangaba-Mucuripe
Leia também | Cidade na Suécia oferece um roteiro pra quem gosta de progresso e história medieval