Desde 2020, devido a pandemia do coronavírus, as compras online deram “boom” de crescimento. Na Black Friday, isso se intensificou e fez com que as empresas tivessem que se dedicar às vendas digitais, já que nesse ambiente a concorrência fica a um clique de distância. Para 2021, a expectativa é que este mercado esteja ainda mais aquecido. Agora quero te fazer uma pergunta: a sua empresa está preparada para atender os clientes durante esse período?
Ter um bom atendimento pode ser o seu diferencial! Para começar, treine a equipe e estruture a empresa para o evento. Na Black Friday, o fluxo de venda aumenta e os gatilhos de compra precisam ser mais agressivos. Antes de iniciar a campanha, faça workshops e reforce técnicas e estratégias de venda. Faça a apresentação da campanha com antecedência e deixe o seu time à vontade para dar feedbacks.
Separe as perguntas mais frequentes sobre a oferta: forma de pagamento, entrega etc. Seja objetivo e tente não criar respostas longas. Lembre-se que no digital a comunicação é muito dinâmica. Se você tem um site, garanta que ele seja rápido, fácil de usar, visualmente atrativo e tenha estabilidade para suportar uma alta demanda. Além disso, procure ferramentas para automatizar processos que são padronizados.
Outra dica bacana é focar no atendimento pelo WhatsApp. Para empresas, ele oferece duas versões: business e API.
Se você precisa de vários atendentes logados na mesma conta, o ideal é usar a versão API. Ela possui funcionalidades que podem revolucionar o seu atendimento; vários usuários usando o WhatsApp ao mesmo tempo, acesso a indicadores, integração com outras plataformas e muito mais.
Se você seguir essas dicas básicas, provavelmente estará pronto para a Black Friday!
Arthur Frota é CEO da Tallos, empresa de tecnologia focada em Inteligência Artificial (IA), que vem revolucionando a forma de atender e vender, otimizando a comunicação e negócios de empresas via chat, Messeger, Instagram e WhatsApp em um só lugar.
O texto acima expressa a visão de quem o assina, não necessariamente do Portal Terra da Luz. Se você quer publicar algo sobre o mesmo tema, mas com um diferente ponto de vista, ou um outro artigo com suas ideias, envie sua sugestão de texto para portalterradaluz@gmail.com.