Consumir notícias, debates e novidades sobre assuntos de seu interesse está cada vez mais acessível e atrativo. Nessa busca por conhecimento e entretenimento, 34,6 milhões de brasileiros já tiveram algum contato com o podcast, conforme dados da Podpesquisa Produtor 2020-2021, da Associação Brasileira de Podcasters (Abpod). E o Brasil é um dos maiores mercados consumidores de podcast, à frente dos Estados Unidos e do Reino Unido, conforme a pesquisa Statista Global Consumer Survey. No levantamento, apenas Suécia e Irlanda estão à frente do mercado brasileiro.
O dia 21 de outubro é celebrado como o Dia Nacional do Podcast. A data foi escolhida em 2014, em alusão ao primeiro podcast brasileiro, o Digital Minds, criado por Danilo Medeiros em 2004. As produções em áudio e vídeo já são a companhia preferida de muita gente para os trajetos diários até o trabalho, durante exercícios, afazeres domésticos e nas pausas de descanso. E os temas são diversos: Sociedade e Cultura, Educação, Religião e Espiritualidade, Artes e Comédia, Negócios e outros.
O mundo da siderurgia e as questões sobre carreira, por exemplo, são abordados semanalmente pela Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), que é uma das indústrias pioneiras em podcast corporativo no Brasil, com o lançamento do CSP Podcast em junho de 2018 (CLIQUE AQUI PARA OUVIR). Atualmente, a equipe de Comunicação da CSP produz o RotaCast (CLIQUE AQUI PARA OUVIR), que já ultrapassou 100 episódios, deixando de ser um arquivo de áudio enviado aos funcionários pelo WhatsApp para ganhar o formato de podcast, podendo ser assinado nas plataformas de streaming.
Para a gerente de Comunicação da CSP, Emanuela França, a produção integra os esforços da empresa em atrair o interesse dos diversos públicos para esse universo. “O podcast amplia nossas possibilidades de falar sobre siderurgia de forma leve e interessante. Com o Rotacast e o CSP em Cena, queremos apresentar esse universo da produção do aço e os impactos positivos que isso traz para o Ceará”, explicou Emanuela França.
Leia também | O Home Office veio mesmo pra ficar?
Leia também | Mais de 160 mil candidatos fazem provas de concurso no sábado e no domingo (23 e 24/10)