logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Turismo: Anvisa define protocolos sanitários para retomada das viagens em navios de cruzeiro
Turismo Navios de cruzeiros estão autorizados a retomar atividades na costa brasileira
02/10/2021
Expo 2020: Projetos arquitetônicos são atração na Exposição Mundial realizada em Dubai
Expo 2020 Projetos arquitetônicos são atração na Exposição Mundial realizada em Dubai
03/10/2021
Exibir tudo

Missão Espacial Sonda BepiColombo envia primeiras fotos de Mercúrio, o planeta mais próximo do sol Controladores planejam mais cinco sobrevoos ao menor planeta do Sistema Solar até o final do ano de 2025

Missão Espacial: Sonda BepiColombo envia primeira foto de Mercúrio, o planeta mais próximo do sol

As fotos, em baixa resolução e em preto e branco, já foram suficiente para detectar algumas características da superfície do planeta vermelho | Foto: BepiColombo

A sonda espacial BepiColombo enviou as primeiras imagens de Mercúrio, o planeta mais perto do sol, nesse sábado (2/10). A primeira foto foi registrada às 19h34, pela câmera 2, durante um sobrevoo ao redor do pequeno planeta, o menor do Sistema Solar, a uma altitude de apenas 200 quilômetros. Há também registros feitos pela câmera 3 da sonda. Ainda são fotos simples, em baixa resolução, em preto e branco, tiradas por câmeras de monitoramento, ou de engenharia, na lateral da sonda. É como se fossem “câmeras de selfie”, mas boas o suficiente para já detectar algumas características da superfície do planeta vermelho.

A sonda BepiColombo foi construída por duas agências espaciais. A primeira parte foi desenvolvida pela Agência Espacial Europeia (ESA) e a segunda pela Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (Jaxa). A forma como os dois componentes foram montados para a viagem à Mercúrio não permite, por enquanto, que as câmeras fotográficas principais, de alta resolução e científicas, operem. Elas só devem ficar prontas para utilização quando os controladores conseguirem reduzir a velocidade da espaçonave usando, inclusive, a força da gravidade de Mercúrio para que a sonda assuma uma órbita estável ao redor do planeta.

A expectativa é de que a ESA libere novas imagens ao longo dos primeiros dias de outubro. Na segunda-feira (4/10), é provável que a agência europeia tenha imagens suficientes para fazer um pequeno vídeo.

Primeiros registros do planeta de Mercúrio feitos pelas câmeras de monitoramento #2 e #3 da sonda BepiColombo | Fotos: divulgação

Missão Espacial

Apenas com apenas alguns dos instrumentos ligados, a BepiColombo já conseguiu detectar fenômenos como campos magnéticos e partículas que serão analisadas aqui na Terra pelos pesquisadores do projeto. Suzie Imber, pesquisadora da Universidade de Leicester, no Reino Unido, disse que “o objetivo do sobrevoo atual, e dos outros que serão realizados, é nos ajudar a mudar a trajetória [da espaçonave] e diminuir a velocidade.”

Para os cientistas por trás do Espectrômetro de Raios-X Mercury Imaging, ou MIXS na sigla em inglês, do Reino Unido, essa foi uma oportunidade de entender melhor o desempenho dos instrumentos embarcados na espaçonave. Os detectores do MIXS captaram um ruído geral de partículas energéticas conhecidas como raios cósmicos. “À medida que nos aproximamos muito de Mercúrio e parte do céu está bloqueado pelo planeta, devemos ter uma queda em parte desse ruído que recebemos, e isso nos ajudará a identificar melhor o que são esses raios cósmicos galácticos que detectamos”, explicou Imber.

O exercício irá garantir que a equipe da missão obtenha o máximo do MIXS quando, eventualmente, começar a observar o planeta no final da década. “Eventualmente, até dezembro de 2025, tanto a espaçonave quanto Mercúrio estarão no mesmo lugar e na mesma direção. A partir daí, finalmente, poderemos separar nossa espaçonave em duas partes e entrar em órbita”, disse a cientista que integra a missão.

Os pesquisadores analisam que o primeiro sobrevoo da BepiColombo colocaou a sonda em uma ressonância de 2-3 com Mercúrio. Traduzindo, isso significa que Mercúrio dará três voltas em torno do Sol, enquanto a Bepi dará duas. Importante lembrar que devido à proximidade maior em relação ao sol, um ano de Mercúrio, ou o tempo que ele leva para dar uma volta completa em torno do Sol, é o equivalente a 88 dias na Terra.

O próximo sobrevoo, marcado para junho do ano que vem, vai desacelerar a velocidade da espaçonave para que ela numa ressonância de 3-4: a Bepi vai completar três voltas ao redor do Sol, enquanto Mercúrio fará essa trajetória quatro vezes. Os demais sobrevoos, que ocorrerão em junho de 2023, setembro de 2024, dezembro de 2024 e janeiro de 2025, devem colocar a Bepi finalmente na mesma ressonância de Mercúrio. Assim, será possível iniciar as operações científicas completas a partir de 2026.

O que se busca em Mercúrio?

As duas estruturas da espaçonave desenvolvidas por europeus e japoneses vão se separar quando entrarem na órbita de Mercúrio para desempenhar funções diferentes.

O Mercury Planetary Orbiter (MPO), da Europa, foi projetado para mapear o terreno de Mercúrio, gerar perfis de altura da superfície, coletar dados sobre a estrutura e a composição do planeta e detectar o que há no interior dele. Já o Mercury Magnetospheric Orbiter (MMO), do Japão, tem como prioridade o estudo do campo magnético de Mercúrio. O comportamento do campo e a interação com o “vento solar”, que interage com a atmosfera de Mercúrio, lançando átomos em uma cauda que se estende pelo espaço, e a massa ondulante de partículas que fluem do Sol estão entre os objetivos da missão japonesa.

Espera-se que as observações paralelas dos satélites possam finalmente resolver os muitos quebra-cabeças sobre o planeta vermelho. Uma das principais questões diz respeito ao núcleo de ferro superdimensionado, que representa 60% da massa de Mercúrio. A ciência ainda não consegue explicar os motivos que fazem este planeta ter apenas uma fina camada rochosa.

“Quando entrarmos em órbita, começaremos a estudar o campo magnético e a superfície de Mercúrio, que alcança temperaturas de até 450 °C (o equivalente a um forno de pizza), e ainda tem água na superfície em alguns lugares”, contou Mark McCaughrean, consultor sênior da ESA para ciência e exploração, à BBC News.

“Mercúrio possui um enorme núcleo de metal. Ele é muito mais denso do que o esperado para o seu tamanho. Nós simplesmente não entendemos como esse planeta ficou do jeito que é. Existem enormes mistérios sobre a origem dele e é isso que a BepiColombo pretende estudar”, completa o pesquisador.

O MPO, da Europa, foi montado em grande parte no Reino Unido, pela empresa Airbus.

Com informações da BBC News

Leia também | Navios de cruzeiros estão autorizados a retomar atividades na costa brasileira

Compartilhar

Artigos Relacionados

Saúde: Anvisa amplia terapias com cannabis medicinal e define regras para publicidade

Produtos à base de cannabis medicinal ganham novas regras e ampliam acesso a tratamentos no Brasil | Foto: GettyImages

28/01/2026

Saúde: Anvisa amplia terapias com cannabis medicinal e define regras para publicidade Nova decisão autoriza venda de canabidiol em farmácias de manipulação e amplia acesso a tratamentos com maior concentração de canabinoides


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Siga o Portal Terra da Luz

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2025/11/WhatsApp-Video-2025-11-12-at-10.08.45.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Banco Central Brasil Camilo Santana Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios Operação pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Segurança Pública STF sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 17/01/2026

    Davi Santiago – Sonho & Negócios Comentado em Empreendedorismo Empresário mirim fundou sua primeira empresa aos 11 anos e já está de olho no mercado global

  • 11/01/2026

    Mari Santos Comentado em Negócios: Estação Fashion promove Feirão com ofertas a partir de R$ 5 para impulsionar vendas no Centro de Fortaleza

  • 10/01/2026

    Maria lima da Cunha Comentado em Negócios: Estação Fashion promove Feirão com ofertas a partir de R$ 5 para impulsionar vendas no Centro de Fortaleza

  • 07/01/2026

    NATANAEL RIBEIRO JUNIOR Comentado em Finanças: Aposentados têm até 14 de fevereiro para pedir ressarcimento de descontos indevidos do INSS

  • 30/12/2025

    14 barraqueiros são investigados por agressão a turistas em disputa de R$ 30 | Mundo Libertário (dezembro 30, 2025) Comentado em Violência: Polícia intima agressores e interdita barraca após espancamento de turistas em Porto de Galinhas

  • 11/12/2025

    Vasco e Fluminense: a histórica rivalidade que promete pegar fogo nas semifinais da Copa do Brasil - Portal da Curiosidade Comentado em Futebol: Fluminense e Vasco duelam por vaga na final da Copa do Brasil 2025; relembre confrontos históricos

Últimas Notícias

  • Saúde: Anvisa amplia terapias com cannabis medicinal e define regras para publicidade0
    Saúde: Anvisa amplia terapias com cannabis medicinal e define regras para publicidade Nova decisão autoriza venda de canabidiol em farmácias de manipulação e amplia acesso a tratamentos com maior concentração de canabinoides
    28/01/2026
  • Tecnologia: Ceará Conectado conclui 2ª fase e amplia acesso à internet gratuita em 137 municípios0
    Tecnologia: Ceará Conectado conclui 2ª fase e amplia acesso à internet gratuita em 137 municípios Programa executado pela Etice reforça inclusão digital e prepara terceira etapa para alcançar todo o território cearense
    28/01/2026
  • Saúde: Nutricionista ferida em mergulho volta a mover o braço após tratamento experimental brasileiro0
    Saúde: Nutricionista ferida em mergulho volta a mover o braço após tratamento experimental brasileiro Internada em hospital privado, Flávia Bueno apresenta sinais de resposta motora após uso de proteína polilaminina; família arrecada recursos para custear tratamento
    28/01/2026
  • Meio Ambiente: Observatório do Clima entrega ao governo recomendações para transição energética justa0
    Meio Ambiente: Observatório do Clima entrega ao governo recomendações para transição energética justa Organizações defendem redução gradual da produção de petróleo e avanço acelerado das fontes limpas no Brasil
    28/01/2026
  • Educação: Inep passa a emitir declaração de conclusão do ensino médio a partir desta sexta-feira0
    Educação: Inep passa a emitir declaração de conclusão do ensino médio a partir desta sexta-feira Documento poderá ser solicitado online por estudantes que fizeram o Enem e atingiram a pontuação mínima exigida
    28/01/2026
  • Mundo: Lula diz que deve viajar em março aos EUA para reunião com Trump0
    Mundo: Lula diz que deve viajar em março aos EUA para reunião com Trump Presidente defende diálogo direto com líder norte-americano para fortalecer relações bilaterais
    28/01/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas