O fluxo de lava do vulcão Cumbre Vieja, na Ilha de La Palma, no arquipélago espanhol de La Palma, aumentou desde a quinta-feira (7/10), destruindo mais casas da cidade. Agora, há novas correntes de lava que seguem em diferentes direções, aumentando o poder de destruição da erupção vulcânica.
Várias localidades da ilha foram totalmente arrasadas e as atividades sísmicas se mantém intensas. A coluna de fogo e fumaça tem mais de 3,5 km e podem ser vistas de muito longe, afetando, inclusive, as operações de voo na Ilha de Tenerife, que fica vizinho à Ilha de La Palma.
O aeroporto de La Palma continua fechado e sem previsão de retorno às atividades. Atualmente, a única forma de chegar à ilha é via marítima, de barco informa a agência de notícias RTP.
A TV Canárias transmite, ao vivo, a atividade vulcânica do Cumbre Vieja, que ainda não dá sinais de que está perto de cessar. Confira.
Leia também | Brasil ultrapassa 600 mil mortes por covid-19; Fiocruz aponta sinais de desaceleração da pandemia
A erupção do Cumbre Vieja começou no dia 19 de setembro. São quase três semanas de atividade vulcânica e um enorme prejuízo. Cerca de de mil edifícios, mais de 30 quilômetros de estradas e plantações foram foram destruídos pelos rios de lava incandescentes, que seguem em direção ao Oceano Atlântico.
O governo espanhol anunciou um pacote de ajuda financeira para ajudar na reconstrução das casas e auxiliar as famílias atingidas diretamente pela erupção do vulcão.
Segundo as autoridades espanholas, mais de 6 mil pessoas foram obrigadas a abandonas as casas. As pessoas que permanecem na Ilha de La Palma são orientadas a manter uma distância de, pelo menos, 3,5 quilômetros de distância da lava e, principalmente, proteger a boca e o nariz com pano úmido para evitar respirar os gases tóxicos produzidos pela erupção.
No dia 4 de outubro, o lado norte do vulcão desabou e desde então a situação vem se agravando na Ilha de La Palma. Veja imagens:
Por RTP – La Palma (Espanha)/Agência Brasil
Leia também | Missão cearense viaja a Madri para conhecer a primeira usina de Hidrogênio Verde do mundo