

Jornalistas foram surpreendidos pelo terremoto durante a apresentação, ao vivo, de um telejornal no Japão. O estúdio balança e os apresentadores se seguram na bancada | Foto: reprodução
Um terremoto de magnitude 6,1 na escala Richter, que chega até 10, assustou e deixou pelo menos 32 moradores do Japão feridos, a maioria menores. O tremor de terra abalou a área de Tóquio, balançando os edifícios e estruturas da cidade (assista ao vídeo abaixo). O abalo sísmico também foi sentido em grande parte do lado leste da ilha japonesa. Alarmes foram disparados nos telefones das pessoas com a recomendação de que procurassem abrigos seguros.
Os jornalistas foram surpreendidos pelo terremoto, em meio à transmissão, ao vivo, de um telejornal. O estúdio balança e os apresentadores se seguram na bancada do programa. Apesar do susto, eles seguem com o telejornal e passam a exibir, inclusive, imagens do tremor que chegam à emissora de TV.
Imagens que passaram a circular na internet mostram que houve também prejuízos em supermercados. Produtos e garrafas caíram das gôndolas e se espalharam no chão

A Agência Meteorológica do Japão (JMA) informou que o epicentro do terremoto foi registrado a 80 quilômetros de profundidade, na província de Chiba (a leste de Tóquio). A agência também garantiu que não havia risco de tsunami.

As autoridades locais comunicaram o registro de incêndios em um edifício e em duas refinarias, mas todos contidos. As centrais nucleares, segundo o governo do Japão, estão sob controle, sem relatórios imediatos de anomalias. As linhas de trens locais e de alta velocidade foram imediatamente suspensas como medida de precaução.
“Por favor, tome medidas para proteger a sua vida enquanto se mantém a par das últimas informações” apelou o novo primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida.
Veja mais imagens do terremoto:
O Japão está situado no “Anel de Fogo” do Pacífico, um arco de intensa atividade sísmica que se estende pelo Sudeste Asiático e a bacia do Pacífico. Na semana passada, um terremoto, também de magnitude 6.1, foi sentido na costa noroeste do país, mas não causou danos.
O Japão continua marcado pelo devastador terremoto e tsunami de 2011, que levou ao desastre nuclear de Fukushima e provocou a morte de mais de 18.500 habitantes.
Com informações da RTP/Agência Brasil
Leia também | Vídeo mostra incêndio destruindo carros em depósito do Detran em Fortaleza